Dificuldade para engolir - Disfagia


    É através da alimentação que adquirimos os principais nutrientes e vitaminas necessárias para ter uma boa saúde. Se não comemos devidos alimentos, o organismo começa a se manifestar através da fraqueza e outros sintomas.
     Em alguns casos de lesões medulares e doenças neuromusculares, é comum que a função de engolir os alimentos acaba se tornando difícil.
    Para a comida chegar até o estomago, é necessário o funcionamento de vários músculos e cartilagens, os principais  são: língua, garganta, epiglote, esôfago e estomago. E quando alguns desses órgãos não funcionam corretamente, a pessoa começa a se engasgar seguidamente e com o tempo, perde até a vontade de comer.
     A disfagia é uma coisa séria e quanto antes ser diagnosticada, melhor. Mas não vamos entrar em completo desespero, pois existe tratamento para isso.

Sintomas
-Na hora de comer, a pessoa começa a ter tosses.
-Se engasga seguidamente com carne e até líquidos.
-Perde o apetite, devido a dificuldade que tem em engolir.
-Evita comer carnes, alimentos secos, frutas com cascas e outros...
-A comida fica na boca  por bastante tempo
-Ânsia de vômito
entre outros...

Tratamento
    Se você se encaixa em alguns dos sintomas acima, é recomendável fazer uma consulta com uma fonoaudióloga para fazer alguns exames e testes. Depois que tiver o resultado, o próprio fonoaudiólogo é quem irá te ensinar alguns exercícios para fortalecer a musculatura e facilitar a deglutição.
   Mas enquanto isso, existem alguns alimentos que são fáceis de engolir e que também pode te ajudar, são eles:
-Iogurte (sem pedaços de frutas)
-Sopa de legumes (passada no liquidificador)
-Mingau de aveia, fubá ou maisena
-Frutas amassadas (mamão, banana etc.)
-Legumes cosidos e amassados
-Carne moída

Como evitar?
    Para evitar que isso não aconteça, pode ser feito o exercício de engolir a própria saliva com bastante força. Fazendo isso umas 10 vezes a cada dois dias, já é o bastante. 
   A postura também é muito importante na hora de se alimentar, é necessário estar bem sentado e a cabeça não pode estar inclinada para traz nem para os lados.

Maiores dúvidas, envie um e-mail para cantinhodoscadeirantes@hotmail.com
Tecnologia do Blogger.