A luta continua...


Dia 03 de dezembro, foi o dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Segundo o Wikipédia a data é “promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas. Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural. A cada ano o tema deste dia é baseado no objetivo do exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade, estabelecido pelo Programa Mundial de Ação a respeito das pessoas com deficiência, adotado pela Assembleia Geral da ONU em 1982.”

Este ano o tema foi “O desenvolvimento sustentável: a promessa da tecnologia” com discussões sobre os avanços na qualidade de vida das pessoas com deficiência proporcionado pelo uso da tecnologia. Segundo o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, não é possível poupar esforços para “garantir que políticas, programas, diretrizes e tecnologias do século XXI sejam acessíveis a pessoas com deficiência e sensíveis às suas perspectivas e experiências”.

É notável a diferença que a tecnologia causou em nossas vidas nos últimos anos, não somente por meio da internet como na produção de aparelhos eletrônicos para ortopedia, surdez, adaptação de carros dentre outros. Por esse motivo, é de suma importância a realização pesquisas nessa área, afim de consolidar nossa participação na sociedade.

Porém o caminho ainda é longo e árduo, onde somos peças importantes para seu desenvolvimento começando com as pessoas que nos cercam, oferecendo informações capazes de dissolver velhos tabus sobre nossas limitações, necessidades e sugerir mudanças para nosso benefício.

Converse com seus amigos, familiares e colegas de trabalho mostrando seu mundo, pensamentos e anseios. Deixe que todos entendam que as diferenças existem, mas devem ser usadas para nos unir em torno de um propósito maior: o bem estar de todos.

Faty Oliveira
Tecnologia do Blogger.