Conheça Cristiane...



Qual seu nome e sua idade?
Meu nome é Cristiane Yokomizo, tenho 25 anos e sou de Cuiabá – Mato Grosso.

-Tem apelido?
Sim, Cris.

-Solteira/ casada/ separada? Já namorou/casou?
Solteira. Depois do meu acidente, não me envolvi com ninguém até o momento.

-Tem filhos?Não. Mas tenho uma sobrinha linda, meiga e maravilhosa.

-Você estuda ou trabalha?
Sou formada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Mato Grosso, no momento estudo para concurso e estou concluindo minha pós-graduação em Políticas em Saúde Pública.

-Você já superou o fato de ser cadeirante? O que te ajudou a superar?

Cada dia que passa a vida me apresenta uma dificuldade a ser superada. Cheguei ao fundo do poço, entregue totalmente a depressão, até que um dia eu não aguentei mais tamanha tristeza em meu coração e em meu semblante, e inicie a fazer jus à palavra superação.
    Hoje acredito que a cada dia podemos mais do que imaginamos... E o ser humano é realmente adaptável às diversidades externas. O amor que Deus tem por minha vida é que me deu forças para superar, o amor e o sustento de minha mãe me faz seguir firme nessa caminhada.
   Tenho o apoio de meus primos e outros familiares no qual culminou em uma Campanha Levante e Ande Cristiane, que por meio desta muitas outras pessoas se manifestaram o seu apoio e carinho por mim. A finalidade desta é para arrecadarmos fundos para arcar com as despesas desde o meu acidente. Quem tiver interesse pode acessar o siteWWW.levanteeandecristiane.com.br ; visto que ninguém espera passar por isso, e uma vez não preparada além do impacto psicológico e moral tem o impacto econômico, e esperar tudo pelo SUS com sua tamanha burocracia, talvez eu não estaria tão bem e amparada como hoje. 
Não esquecendo tenho como fundamento de superação a minha ida ao hospital da REDE SARAH em Brasilia no qual me mostrou umas opções de seguir em frente e dos amigos que eu fiz nesta instituição que foram importantes para o meu entendimento que eu não estou sozinha nessa batalha.

-O que você acha que é mais difícil em fazer por ser cadeirante?
Ser eficiente mesmo com a deficiência, tenho admiração por todos nós. Cada um vai desenvolvendo uma técnica e habilidade para que isso aconteça.
Outras dificuldades são: pegar objetos que estejam no alto sem deixar cair no chão.
Carregar objetos e ter que rodar a cadeira ao mesmo tempo.
Rodar a cadeira em terreno muito ingrime e defeituoso.
Sinto muitas dificuldades em transferir para a cadeira de banho.
Fazer xixi, um ato tão simples, mas que para nós cadeirantes devido à lesão medular se torna um ato complexo e preciso geralmente de instrumentos para efetivar a ação.
E a maior delas... estar incluída no mercado de trabalho, exercendo minha profissão de médica veterinária.

-Conte sua história:
Esse meu novo estilo de vida teve inicio no dia 12 de fevereiro de 2012 (12/02/12), após um capotamento em uma das principais avenidas em minha cidade (Cuiabá), estando de carona. No mesmo instante eu já não sentia mais minhas pernas. Me acarretou uma lesão medular a nível neurológico na 10ª vértebra torácica me deixando a paraplegia como sequela, entre outros muitos ferimentos mas que com o tempo se sarou.

-Como é pra você ser cadeirante?
Eu me classifico como uma cadeirante ainda em readaptação, iniciante, então “Ser cadeirante devido a uma lesão medular” é: você ser obrigado a procurar um novo jeito para caminhar ...
É inicialmente se sentir totalmente lesada na liberdade de ir e vim...
É ser 'sem-vergonha' para o técnico de enfermagem te ajudar no banho e se trocar,
É contemplar o ambiente não mais de uma altura de 1,70 e sim de 1,20.
É se contentar de que você é uma pessoa com deficiência e precisa de condições especiais.
É cair da cadeira e ficar estirada no chão por não ter forças para se levantar.
É ser humilde, corajoso e desinibido para pedir ajudar.
É ver uma barata voadeira vindo em sua direção... e você não poder correr.


-Você acha que existe muito preconceito com cadeirantes? Já passou por isso? conte como foi..
Existe sim, com certeza. Existe também a falta de conscientização das necessidades reais da nossa classe nessa sociedade contemporânea citada como moderna.
Existe também, como é o caso do meu estado, o descaso do proprio governo em relação a nós.
Me sinto totalmente desrespeitada quando eu opto em fazer um esporte e não encontro nenhum esporte adaptado para realizar através do incentivo público.
É um desrespeito a infra-estrutura do centro de reabilitação de minha cidade.
A falta de material nos postinhos de saúde, de direito nosso também me tira do sério.

Em um shopping na capital do nosso país, eu e mais um amigo cadeirante com nossos respectivos acompanhantes adentramos em um elevador.. e uma mulher começou a nos insultar pois ficou apertado, ela pediu para que nós nos retirassem.. no fim ela saiu do elevador nos faltando com respeito e nos inferiorizando e dizendo que não divide espaço com deficiente.

-Já aconteceu alguma situação engraçada que você lembre, por ser cadeirante?
Muitas condições são taxadas como engraçadas, mas para nós são quase cotidianas: umas bem básicas como: soltar gases (peidos) involuntariamente e o uso de fraldas, quando se tem disfunção urinária. Também tem aqueles momentos nos quais amigos chegam a mim um pouco acanhados e me perguntam se eu relação sexual eu posso engravidar...

O fato mais recente foi em um final de semana prestando um concurso, onde na sala só continha pessoas com deficiência (PCD) a minha caneta caiu no chão, e no ato que eu fiz para pegar no chão, a flatulência ocorreu (isso mesmo, peidei na sala de aula em pleno concurso) e o rapaz que possui como deficiência a baixa visão que estava ao meu lado realizando a prova também começou a dar gargalhada...

- Em que lugar ou em qual situação, você sente que falta mais acessibilidade?
   De inicio, faltou acessibilidade dentro da minha própria casa. Minha mãe com ajuda de familiares teve que reformar parte dela para que eu nela me instalasse.
Falta de acessibilidade de estacionar para ir ao médico e também em outros lugares já é difícil, e quando se tem vaga reservada a nós, as pessoas não contidas no requisito se apossam da vaga sem nenhum consentimento e pudor.
   Andar pela calçada? É raridade.. quando se tem uma boa calçada e acessível. Então o jeito é andar pela rua, as vezes até chão batido... Porque a realidade é essa, nem todos possuem asfalto na porta de sua casa.
   Lembrar também que acessibilidade não é somente para nosso uso, tem também os idosos e mamães com seus carrinhos de bebês...

-O que mais gosta de fazer?
   O que eu mais gosto de fazer é estudar, ler livros, revistas e jornais e navegar na internet. Vou a academia, fisioterapia, shopping e igreja. Gosto de buscar informações e compartilhar as que eu possuo com os demais amigos. Gosto de socializar.

-Na questão sobre relacionamentos amorosos ou amigáveis, você tem alguma dificuldade com isso?
  Antes do acidente nunca tive dificuldades em obter relacionamentos, mantive por anos namorando. Após o acidente entrei em conflito sobre esse assunto e tenho muitos até hoje. Acredito que um dia possa encontrar uma pessoa especial... mas ainda não estou pronta para relacionar. Posso até trocar meia dúzia de palavras carinhosas... Mas não sei o que é beijar na boca, já faz 8 meses. Me sinto totalmente despreparada emocionalmente para manter um relacionamento saudável.

-Você se considera feliz?
Apesar de ter ainda muitos conflitos internos, hoje eu sou sim. Mas tive que renovar minha mente e fortalecer espiritualmente para que isso acontecesse.

-Coloque a boca no trombone deixando seu recado para quem quiser:
   Tivesse eu sido mais atenta e sábia nas escolhas da amizade daquele tempo...
  Que adianta você ter dinheiro e ter um lar destruído? ... Sem paz... vivendo na promiscuidade?
  De que adianta tanto dinheiro no bolso... e miséria na alma!!! Viver na casa de luxo e não ter a liberdade de desfruta-la.
   APRENDI QUE O AMOR VERDADEIRO constrói muito mais coisas do que as riquezas deste mundo. ... E pessoas irresponsáveis, fúteis e de má índole não podem fazer parte do meu círculo de amizade.

-O que você Ama?
   Ter o discernimento de que apesar das minhas falhas humanas Deus não desiste de mim e tem um grande propósito em minha vida.

-O que você odeia? 
   Hipocrisia, estupidez, ignorância, insensatez, grosseria, incivilidade...

-O que você tem medo?
  Solidão.

-Família pra você é?
   Segundo amor, logo após do amor de Deus. Esta que me apoia e não mede esforços para ajudar-me a vencer essa luta diária.

-O Que você adora comprar?
   Comida, hahahaha. ;x

-O que você não deveria, mas gosta de comer? 
   Devido minha condição corporal de sobrepeso, tenho restrição no consumo de muitos alimentos. O tal do carboidrato e da gordura...

-Um sonho?
    Passar em um concurso federal, ter uma qualidade de vida excelente, construir uma família e com certeza voltar a andar.

-Deixe um recado para outros amigos cadeirantes:
   “As tragédias e os contratempos da vida não são motivos para desistir. Devemos prosseguir, reunindo forças, escolhendo outras direções que possam levar a uma nova direção. O processo de mudança pode ser difícil, mas pense na alegria que está mais adiante... ainda bem que a vida nos permite ter várias outras opções”.
“Nunca deixe que nenhum limite tire de você a ambição da auto-superação”.
“Vamos derrubar as barreiras, por um Brasil mais acessível”.
Vamos compartilhar nossos conhecimentos, experiências de vida e passemos as informações adiante. Finalizando quero agradecer “Cantinho dos Cadeirantes” pelo convite. E dizer que sempre acompanho o blog e o facebook, e que através do mesmo já até conquistei amizades em busca de informações. Acredito que essa seja uma grande ferramenta de informação no qual ajuda muitos cadeirantes, principalmente nós lesionados recentemente a sanar nossas dúvidas e conflitos interiores.
   Agradecer também os apoiadores, meus familiares e amigos por manter ativa a Campanha Levante e Ande Cristiane, e também ao meu educador físico Pedro Fernandes que faz um trabalho belíssimo comigo em sua academia.
   Sou muito grata a todos vocês que se esforçam direta e indiretamente para que eu alcance minhas conquistas.
   Minha fé e a minha vontade de viver supera qualquer fraqueza!
   Não deixe de acessar:

Site: www.levanteeandecristiane.com.br
Face: Cristiane Yokomizo
MSN: cristiane23@hotmail.com
Beijoss

Tecnologia do Blogger.