Sociedade Ineficiente

Com a lei de cotas muitas pessoas com deficiência estão tendo mais possibilidades para trabalhar. Um avanço muito bom, porque assim ganham seu próprio dinheirinho, melhoram de vida e ainda convivem com os outros, habitualmente.

Com isso, muitas pessoas começaram a dar palestras e empresas foram criadas só para ajudar os empresários e empregados a aprenderem receber essas pessoas "diferentes" (como maioria costuma dizer -mesmo sendo errado-). 

E é aí, que percebemos quem são os despreparados, quem são os ineficientes, quem são os responsáveis por nos sentirmos diferentes.

Eu acho o "fim do mundo" uma empresa ter que dar "aulas" ensinando como receber um surdo, um cego, entre outros. Isso deveria ser algo natural, as pessoas deveriam olhar menos para o próprio umbigo e olhar mais ao próximo sem serem "obrigados". 

Existem milhares de pessoas com uma ou outra dificuldade própria. Não só as pessoas com deficiência, mas também os gays, travestis, dependentes, soro positivo... que sofrem preconceito por falta de conhecimento, por falta de sensibilidade e humildade dos outros.

Mas, a necessidade de ter essas empresas e palestrantes ensinando a sociedade a nos receber, quero me convencer, que é um sinal de que as coisas estão melhorando. E com o tempo, mais e mais pessoas estarão PREPARADAS caso algum dia se depare com uma "temível pessoa com deficiência"! 

Para acelerar essa melhoria, nós também podemos contribuir. Faça a sua parte, conheça pessoas "diferentes"de você, pesquise como você pode dar um OI em línguas de sinais, ou como ajudar um cadeirante a descer degraus... Sai dessa zona de conforto e aprenda coisas novas! 
Tecnologia do Blogger.