Relato de um cadeirante ao renovar a sua CNH


Hoje eu fui ao Detran-MG renovar a minha CNH para condutor com deficiência. Muita gente já sabe como funciona, mas como foi a minha primeira renovação achei algumas coisas legais e resolvi compartilhar a experiência com vocês, analisando os prós   e os contras
 

 Vamos lá. Todos os procedimentos que envolvem condutores com deficiência ou mobilidade reduzida, em regra, são realizados na Seção de Exames Especiais do Detran-MG, que fica Rua Bernardo Guimarães no Bairro Funcionários em BH. Sabendo disso fui diretamente ao setor competente e procedi aos seguintes passos:

1. No primeiro atendimento, que foi até rápido, recebi uma guia para pagamento das taxas para renovação e exames médicos.
2. Me dirigi ao setor de exames médicos que fica na própria Seção de Exames Especiais. (Isso mesmo! Para condutores com deficiência os exames médicos são realizados na hora e no próprio local) 

3. Após os exames próximo passo era a foto e ai veio o curioso para não falar trágico! As fotos agora são tiradas na hora, em meio digital, porém este atendimento não é feito na Seção de Exames Especiais, apenas no prédio do Detran-MG, que fica na Avenida João Pinheiro, Funcionários em BH (quarteirão de baixo). Tive que me deslocar até lá para tirar a bendita foto, o que não foi nada funcional.
4. Chegando nesse outro prédio, onde o serviço de fotografia é realizado, meu chateamento foi amenizado. Todo cadeirante sabe o perrengue que é tirar foto 3x4 naquelas cabines, mas acabei me surpreendendo! Todas as cabines de fotografia são desmontáveis, desarmam o banquinho e liberam espaço para posicionamento da cadeira de rodas, o que foi uma novidade para mim. As fotos neste post é para "tirar o chapéu" para este serviço. 

 5. A coleta das impressões digitais e assinatura da nova CNH é realizada em meio digital, um aparelho tão leve e sensível que consegui assinar sem utilizar os clipes palmares que tanto necessito para suprir os dedos que não mexem. 
6. Feito isso e realizado os pagamentos, me desloquei novamente quarteirão acima para concluir o processo na Seção de Exames Especiais.
7. Pronto, em 5 dias úteis o documento chegará na minha residência. 


Dicas e observações:
- Quanto mais cedo for melhor, a Seção de Exames Especiais atende todo o Estado de MG;
- Se possível efetue os pagamentos online e leve a guia paga, vai adiantar a sua vida;
- Vá com uma camisa legal e arrume o cabelo porque a foto é na hora;
- Se você utiliza cadeira de rodas manual, leve um acompanhante para ajudar nos deslocamentos, pois não tem calçada favorável;
- As condições internas de acessibilidade são relativamente boas, não ideais;
- Nem todos os servidores estão treinados para lidar com o público com deficiência (mas infelizmente esse ainda é um contexto geral do serviço público);




Fonte:  Facebook - Perfil Thiago Helton
Tecnologia do Blogger.