“Tenho más notícias: estou morta.“ A carta de despedida desta mãe fez 100.000 pessoas chorarem e rirem no Facebook.


A norte americana Heather McManamy era uma jovem mãe de apenas 36 anos quando recebeu um diagnóstico trágico: câncer de mama.

Em novembro de 2015, os médicos lhe disseram que já não havia nada mais a fazer e que Heather tinha apenas cerca de 6 semanas de vida.

Sem se deixar abalar, ela usa esse tempo para escrever um carta para a filha, Brianna. No texto, Heather 'bate um papo' com a menina sobre todas as fases importantes da sua vida, nas quais ela não estará presente: o primeiro dia na escola, o primeiro beijo, a carteira de motorista. Heather também escreve uma carta muito especial para seus amigos e familiares. 

Há poucos meses atrás, quando ela faleceu, e conforme seu último desejo, seu marido Jeff McManamy postou no Facebook sua carta de despedida. As palavras de Heather captam perfeitamente a pessoa divertida e amorosa que ela era:

"Então... tenho boas e más notícias. A má notícia é que, aparentemente, estou morta. A boa é que, se você está lendo isso, você com certeza não está (a não ser que tenham wifi no além). Concordo, é uma droga. É uma droga sem tamanho, mas me sinto muito feliz por ter vivido uma vida tão repleta de amor, alegria e amigos incríveis. Tenho sorte em poder dizer, com toda sinceridade, que tenho zero arrependimentos e que gastei todas as minhas energias tentando viver a vida ao máximo. Eu amo todos vocês e agradeço a cada um por ter dividido comigo momentos maravilhosos. 

Qualquer que seja a sua religião, eu fico feliz que ela te traga algum consolo. Mas peço que você respeite o fato de que nós não somos religiosos. Então, por favor, não diga a Brianna que estou no céu. Na cabeçinha dela, isso significa que eu escolhi estar em outro lugar, que eu a deixei. Na verdade, eu fiz tudo o que pude para ficar junto dela e não há nenhum, NENHUM outro lugar em que eu preferiria estar do que ao lado dela e de Jeff. Por favor, não a confundam, não a façam pensar, nem por um segundo, que isso talvez possa não ser verdade. Porque eu não estou no céu. Estou aqui. Só não estou nesta porcaria de corpo que se virou contra mim. Minha energia, meu amor, meu riso, e todas aquelas lembranças incríveis, está tudo aqui com vocês. 

Por favor, não se lembre de mim com pena ou com tristeza. Sorria, sabendo o tanto que nós nos divertimos juntos, sabendo que o tempo que passamos juntos foi maravilhoso. Eu detesto deixar as pessoas tristes. Mais do que qualquer coisa, eu adoro fazer as pessoas rirem. Então, por favor, ao invés de ficar remoendo a tragédia da minha morte, ria das lembranças que criamos juntos e do quanto a gente se divertiu. 

Por favor, conte histórias para a Brianna, para que ela saiba o quanto eu a amo e como sempre vou me orgulhar dela (e me faça parecer muito, mas muito mais legal do que sou). Porque não há nada na vida que eu ame mais do que ser a mãe dela. Nada. Cada momento que eu passei com ela foi uma felicidade que eu não imaginava existir até que ela aterrissou na minha vida.

E não diga que eu perdi a batalha contra o câncer. Porque o câncer pode ter tirado tudo de mim, mas ele não tirou o meu amor, minha esperança ou a minha alegria. Não foi uma batalha, foi simplesmente a vida. Muitas vezes ela é brutal e injusta, e é assim que as coisas são. Eu não perdi, caramba. Eu considero a forma como vivi com câncer durante anos uma vitória enorme. Por favor, lembre-se disso.

E o mais importante, eu tive a sorte de passar mais de uma década com o amor da minha vida e com o meu melhor amigo, Jeff. Almas gêmeas existem. Cada dia com Jeff ao meu lado foi hilário e repleto de amor. Ele é, com certeza, o melhor marido do universo. Durante toda essa porcaria de câncer, ele nunca titubeou, mesmo naqueles momentos em que a maioria das pessoas iria querer fugir. Mesmo nos piores dias imagináveis, encontramos uma forma de rir juntos. Eu o amo mais do que a própria vida e acredito sinceramente que esse amor, de tão especial, só pode ser eterno.

O tempo é o que há de mais precioso neste mundo, e eu sou muito grata por ter compartilhado tantos anos da minha vida com Jeff. Eu te amo. E eu acredito que a nossa filha é uma encarnação desse amor. Só de pensar que vou ter que me despedir de vocês, isso parte o meu coração. E se a sua tristeza for a metade da minha, meu coração se parte de novo, porque a última coisa que eu quero nesta vida é fazer vocês sofrerem. 

Eu espero que, com o tempo, vocês possam pensar em mim com um sorriso porque, putz, tivemos uma vida incrível. Então pesquisem aí o "Physicist’s Eulogy" no Google e saibam que é um fato científico: eu sempre vou estar com vocês. Eu sei que, se vocês pararem e prestarem atenção, vou estar aí (da forma menos assustadora possível). Vocês são o meu mundo e não há palavras que descrevam o quanto eu amei cada instante que passamos juntos. 

Amigos, eu amo todos vocês e agradeço a cada um por uma vida inacreditável. E obrigada a todos os médicos e enfermeiros maravilhosos que cuidaram tão bem de mim. Eu não duvido que a minha equipe médica fez tudo o que pôde. Do fundo do meu coração, eu desejo a todos vocês uma vida longa e saudável, e eu espero que vocês possam sentir a mesma gratidão que eu sinto por cada dia vivido. Se você for ao meu enterro, por favor assegure-se de que a conta do bar esteja à altura da ocasião. Liga o som, toca "Keg on My Coffin" (Barril de cerveja no meu caixão) e dance em cima da mesa (em algum momento é bom que haja alguém dançando). 

Celebre a beleza da vida com uma festa de arromba porque é isso que eu gostaria. Eu acredito que, de alguma maneira, eu vou achar um jeito de estar lá também (você sabe que detesto perder uma boa festa). E como eu estou aguardando ansiosa a oportunidade de assombrar todos vocês, na verdade isso não é um adeus, e sim um até breve. Por favor, só faça uma coisa por mim: tire alguns minutos cada dia para celebrar essa aventura frágil e louca da vida. E nunca se esqueça: cada dia importa."

Esta carta já foi compartilhada mais de 26 mil vezes no Facebook e tem emocionado milhares de pessoas ao redor do mundo. "A saudade é enorme", diz o marido de Heather, Jeff. "Tenho certeza de que ela está por perto. Sinto a sua presença em cada instante de cada dia. Brianna, com certeza, herdou a sua força e a sua coragem. O espírito de Heather vive nos lindos olhos castanhos de nossa filha."

"Cada dia conta": esta é uma verdade que ninguém deveria jamais esquecer. Compartilhe estas palavras inspiradoras com todos os seus amigos.

Fonte: Coluna Não Acredito
Tecnologia do Blogger.