Médico toca e canta para menina com doença rara dançar e vídeo viraliza: 'Maravilhoso'



Um vídeo gravado na ala de oncologia do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (SP) e que mostra uma paciente mirim dançando enquanto um médico da instituição toca um ukelele viralizou nas redes sociais e foi assistido mais de 250 mil vezes apenas em sua postagem original. O pediatra Paulo Martins afirma que ficou surpreso com a repercussão e diz que queria apenas tocar uma música para alegrar a pequena Sofia, que tem 1 ano e 4 meses, e sofre de Histiocitose de células de Langerhans.


O momento foi registrado no dia 13 de março. Paulo afirma que levou o ukelele para o hospital com a intenção de tentar alegrar seus pacientes mais novos, que em grande parte são adolescentes com algum tipo de câncer. O profissional explica que sempre tenta aliar os tratamentos mais tradicionais com terapias para animar os enfermos.

“O paciente adolescente tem mais consciência da doença que o afeta e isso acaba gerando uma tristeza, vira um ciclo vicioso e eu combinei com eles que no dia seguinte ia levar um ukelele, aquele instrumento havaiano de cordas, para fazermos um momento bacana e pedi que cada um escolhesse duas ou três músicas para que eu tocasse no dia seguinte”, explica.
Ao notar que o dia estava tranquilo na ala de oncologia, Paulo se reuniu com outras duas médicas residentes e começou a visitar cada um dos pacientes e tocava as músicas escolhidas por eles. Durante o trajeto entre um quarto e outro, entretanto, ele começou a notar que uma pequena paciente o seguia de quarto em quarto para ouvir o ukelele.


“Eu notei que havia uma pequenininha que ficava me observando e era a Sofia. Quando eu saí do último quarto não teve jeito. A Sofia estava lá me olhando de baixo pra cima e o pai pediu 'doutor Paulo, toca uma música pra ela' e eu respondi dizendo que não sabia nenhuma música infantil. Nisso ele me disse que não tinha problema e que eu poderia cantar qualquer música da Marília Mendonça que ela gostaria. Comecei a tocar aquela 'Eu sei de Cor' e o resultado é aquele vídeo maravilhoso”, explica.


Paulo conta que o vídeo foi gravado por acaso após o pedido de uma adolescente que tem câncer e não pode se levantar da cama. Ao ouvir os outros pacientes e médicos relatando o momento em que Sofia começou a dançar ela pediu para que sua mãe fizesse o registro em vídeo.

“Acabou que o vídeo viralizou. Mandaram pra mim, a mãe autorizou e divulgamos. Em 24 horas foram 10 mil compartilhamentos, fugiu completamente do nosso alcance. Eu não imaginava que algo tão simples fosse capaz de repercutir tanto, mas acho que a gente está tão carente de coisas boas, precisando tanto ver coisas boas que acabou sendo abraçado isso”.

Via: G1
Tecnologia do Blogger.