Qual a melhor cadeira motorizada para comprar?



Essa é uma pergunta recorrente entre as pessoas que estão avaliando a compra de uma cadeira de rodas motorizada, isso por que entre tantas marcas e modelos, é natural que as dúvidas surjam.


Diferentemente do que ocorre com outros produtos como automóveis por exemplo, as informações disponíveis não são tão abundantes. Justamente por isso vamos comparar alguns modelos para ajuda-lo a responder a essa questão. Preparado?

Primeiro é importante sabermos que as cadeiras de rodas motorizadas existentes no mercado brasileiro são basicamente de fabricação nacional como as marcas Ortobras, Freedom, Seat Mobile, no entanto algumas marcas são importadas como Ottobock e Comfort. O fato da fabricação nacional ou importada não pode ser um critério decisivo na escolha ou definição da melhora cadeira de rodas motorizada, existem prós e contras em ambas as opções. Separamos os principais modelos dessas marcas analisando suas características mais importantes.

Comfort

A marca Comfort é fabricada na China com mais de 30 anos de mercado atende a vários países no mundo todo, no Brasil a importação da marca é feita pela empresa Praxis de São Paulo. 

MODELO LY-EB103-S: 

É uma cadeira de rodas com sistema de fechamento em “X”, a principal vantagem deste modelo de cadeira de rodas motorizada é a sua praticidade no transporte, isso por que suas baterias possuem dimensões reduzidas não sendo necessário retirá-las para dobrar a cadeira, além disso, o encosto para as costas possui uma articulação em sua estrutura permitindo que seja dobrado reduzindo a altura total da cadeira. 

A Comfort, assim como Ortobras e Freedom, oferece 1 ano de garantia em seus produtos. Possui um peso total de 35 Kg, e duas opções de largura de assento 40 ou 46 cm. Possui baterias de 36 Ah com autonomia de 25 km. A assistência técnica dessa cadeira é concentrada em São Paulo.



Os apoios de braços são rebatíveis para trás o que facilita para o usuário sair da cadeira de rodas.

Ortobras

Tradicional fabricante de cadeiras de rodas com 30 anos de atuação situada na cidade de Barão no Rio Grande do Sul. Possui uma ampla rede de assistências técnicas distribuídas nas principais capitais do Brasil. A Ortobras oferece uma ampla variação nos tamanhos de suas cadeiras de rodas, com opções de largura de assento de 38 a 50 cm o que facilita a acomodação de pessoas com um biótipo bastante variado. 

MODELO E5:

Com sua estrutura em aço, apoios de braços podem ser regulados na altura e removíveis facilitando a entrada da cadeira sob mesa de refeição ou mesa de escritório, o usuário pode optar por baterias de 24 ou 48 Ah e autonomia de até 30Km no caso da bateria de 48 Ah. A cadeira de rodas E5 da Ortobras possui um sistema de duas baterias que devem ser retiradas toda vez que for necessário dobrar a cadeira para o transporte. O peso total da E5 é de 57 Kg. Os apoios para as pernas podem ser escamoteáveis e removíveis facilitando a transferência do cadeirante e também o transporte.


Ottobock 

A Ottobock é uma marca de origem alemã muito tradicional na fabricação não só de cadeiras de rodas como também na confecção de próteses para amputados. É sem dúvida uma cadeira de rodas de excelente qualidade com um acabamento muito bom como todos os produtos fabricados pela marca. 

MODELO B400: 

Oferece uma ampla variedade de ajustes de largura e profundidade do assento além do ajuste de altura, também possibilita que o encosto para as costas seja reclinado, apresenta capacidade de peso de 140 Kg, baterias de 50 Ah que proporcionam uma autonomia de até 35 km, o peso total da cadeira é de 98 kg, o que pode ser um aspecto negativo desse modelo. Uma característica especial da B400 é a sua estrutura que ao invés de ser projetada em “X” é monobloco o que oferece uma resistência muito grande à cadeira de rodas. 

Seat Mobile 

A Seat Mobile é outra marca nacional fabricada em São Paulo, que está no mercado à aproximadamente 10 anos. 

MODELOS SM1:

Os modelos principais da Seat Mobile como a SM1 são bastante semelhantes ao modelo Compact da Freedom (o qual veremos adiante). O peso total da cadeira de rodas é de 69 Kg, possui duas baterias de 45 Ah com uma autonomia média de 25 km, os apoios de braços são removíveis sem regulagem de altura, no entanto o protetor de roupas em plástico faz perder um pouco a qualidade de acabamento. Os apoios para as pernas não são removíveis o que atrapalha no transporte da cadeira. A Set Mobile está ampliando sua rede de assistência técnica em algumas capitais, a garantia das cadeiras de rodas é de 2 anos.

Freedom 

A Freedom também é uma marca nacional fabricada na cidade de Pelotas no Rio Grande do Sul, é uma marca bastante tradicional conta com uma boa rede de revendedores e assistência técnica.

MODELO COMPACT:

A cadeira de rodas motorizada Compact fabricada em aço carbono, estrutura com fechamento em X, a Freedom oferece a possibilidade de baterias de 26, 38 e 55 Ah que pode chegar até 40 km de autonomia. O modelo Compact oferece uma capacidade de carga de até 130 Kg. Os apoios de braços são rebatíveis e reguláveis na altura. Já os apoios de pernas não são rebatíveis e removíveis o que é um aspecto negativo deste modelo. 


Conclusões!

Definir qual a melhor cadeira de rodas motorizada depende das características que cada usuário deseja que sua cadeira tenha. O modelo da Comfort é o mais compacto para transporte entre todos, é uma cadeira de rodas que tem sido bastante elogiada pelos usuários apesar de sofrer um pouco de preconceito pelo fato de ser importada da China, já na questão versatilidade a cadeira de rodas B400 da Ottobock supera as demais, com várias possibilidades de ajustes, além da durabilidade, mas o peso do equipamento (98 kg) é algo que pode atrapalhar bastante. A Ortobras oferece uma cadeira de rodas com um bom custo benefício, ampla rede de revendas e assistência técnica. 

AINDA NÃO ACHOU A CADEIRA MOTORIZADA QUE QUERIA? 
ENTÃO VEJA A SEGUIR:










Tecnologia do Blogger.