Dores Neuropáticas, você sente?

Escrito por Dayana Beatriz



Hoje vamos falar sobre dores neuropáticas; eu não sinto essas dores, não sei falar muito a respeito, então pesquisei e vou passar pra vocês.

Um estudo revela que 1 em cada 3 pessoas com lesão medular sofre com dor neuropática, que é ardência, formigamento ou espasmos, mais intensos durante o primeiro ano de lesão. Essa dor chega a ser frustrante!!!

O psicológico também pode ser afetado, por motivos de ser uma dor perturbadora, provocando o aparecimento de depressão, ansiedade, pânico, dificuldades para dormir, entre outras.

Fatores desencadeantes:

Doenças infecciosas - vírus ou bactérias que podem afetar os nervos pela liberação de toxinas ou pela degeneração provocada pela presença do microorganismo.

Traumas - causados por acidentes, fraturas ou cirurgias.

Acidentes - que podem causar lesões na medula.

Alcoolismo, deficiência nutritiva e de certas vitaminas - afetam a função nervosa de forma significativa.

Como é ter estas dores neuropáticas?

"...em 2000 sofri uma lesão medular, são 18 anos de neuropatologia e de lá para cá eu nunca tive um único dia sequer sem sentir dores terríveis durante o dia todo enquanto eu estiver acordado. Só sinto alívio quando tomo os remédios de praxe para dormir... A minha família não acreditava, achavam que era psicológico, pq eu não aguentava nem sair da cama..." diz, Paulo Rogério.

Eduardo Ossiama também contou como é sentir essas dores: "... Essa é uma dor que me incomoda muito, causa muita queimação e dependendo da região é insuportável, não se consegue ficar na mesma posição na cadeira. E às vezes a dor neuropática é causada por vários problemas como infecção urinária, ou até mesmo quando a dor é num lugar que você não tem sensibilidade e aí ela é direcionada pra alguma região do corpo onde se tem a sensibilidade..."


O tratamento varia de acordo com a doença e o estágio em que se encontra. Começam com medicamentos antidepressivos, anticonvulsivantes, anestésicos, cirurgias. Melhorando as atividades diárias, proporcionando um sono reparador, estimula apetite sexual, autoestima. Enfim, melhora a qualidade de vida!

Seja persistente e não desista, cuide direitinho para o alívio da dor!




Tecnologia do Blogger.