História da tatuagem

Depois de ter conhecido a Leandra (da entrevista aqui de baixo), e ficar sabendo que a doidinha tinha 17 tatuagens! Decidi falar hoje um pouco sobre elas.
Sei que não tem muito a ver com o tema do blog, mas a questão é que conheço muitos cadeirantes que são tatuados, e que assim como eu admiram essa arte.
Para quem não gosta de tatuagem, tem um certo preconceito, recomendo ler esse post até o final, pois é muito interessante e curioso:
Para você ter ideia, a tatuagem não é uma pratica que surgiu no Egito entre 4000 e 2000 ANTES DE CRISTO, e também por nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia. As tatuagens naquele tempo eram feitas em rituais ligados a religião.
Mas depois na Idade Média a Igreja Católica proibiu a tatuagem, pois acreditavam que a pratica era demoníaca já que era um ato de vandalismo no seu próprio corpo. Quem me garante que era um ato demoníaco? Quem disse que Cristo -filho de Deus- também não era tatuado? tudo é possível, se essa técnica já existia antes dele existir...
Quem criou a palavra "tatto" foi o capitão James Cool (também descobriu o surf), que escreveu em seu diário a palavra "tattow" pois era o som que fazia durante a execução de uma tatuagem, em que se utilizavam ossos finos como agulhas e uma espécie de martelinho para introduzir a tinta na pele.
Com a circulação dos marinheiros pelo mundo, essa "moda" entrou em contato com diversas civilizações, inclusive ao Governo da Inglaterra que adotou a tatuagem como forma de identificação de criminosos em 1879. Essa é a explicação do por que as pessoas acham que a tatuagem é "coisa de marginal".
Depois disso criaram o aparelho elétrico que facilitou muito e diminuiu até a dor, começaram a surgir variedades de tintas, desenhos inovadores, até chegar a tecnologia que torna possível a remoção completa de uma tatuagem indesejada.
Existem vários tipos de tatuagem como:

  • Sumi técnica oriental que utiliza bambu au invés de agulha. Geralmente os desenhos são ricos em detalhes.
  • Realista: desenhos que imitam o mundo real, como mulheres, pássaros e personalidades. 
  • Estilizada: como o próprio nome já diz, são desenhos estilizados.
  • Alto relevo: muito difundida entre os índios.
  • Belfaro Pigmentação: a maquiagem definitiva, como delineador, batom, etc.
  • Celta: desenhos de origem celta com figuras entrelaçadas. Pode ser preta ou colorida.
  • Tribal: desenhos em preto ou coloridos com motivos tribais. 
  • Oriental: trabalhos grandes, geralmente de corpo inteiro, como um painel. 
  • Psicodélicas: trabalhos supercoloridos com desenhos totalmente senseless.
  • Religiosas: trabalhos com personagens bíblicos, como um santo, uma cruz, etc.
  • Bold line: desenhos das histórias em quadrinhos com traços bem largos e cores berrantes.
  • Branding: tatuagem marcada a ferro e fogo

Um procedimento de tatuagem envolve conhecimento e muita paciência, além dos detalhes é importante sempre tomar cuidado para não atravessar com a agulha uma camada de pela incorreta. A pigmentação ocorre na camada intermediária da pele chamada Derme, veja a figura a seguir:



E agora para finalizar, aí vai fotos de alguns cadeirantes tatuados:

Fotos de Taii 

Edy

Eu (Carol)
Tecnologia do Blogger.