Programa Praia Sem Barreiras é lançado em Olinda

O Projeto Praia Sem Barreiras, da Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), que vem ocorrendo em várias praias do Estado, chegou hoje em Olinda, Região Metropolitana do Recife, (RMR) com o apoio do Grupo Ser Educacional. A ação tem o objetivo de inclusão social, possibilitando a pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência física, a ida a praia e a possibilidade de tomar banho de mar.
Em Olinda, a exemplo de outras praias, haverá o banho assistido. Para tanto, foi disponibilizada uma esteira de acesso para os cadeirantes, quatro cadeiras de rodas anfíbias e profissionais treinados para acompanhar o banho. Para as crianças foram disponibilizados piscinas. 
Aline Barbosa, gestora de Projetos Especiais e uma das idealizadoras do projeto, conta como surgiu a ideia. “Nós fomos para fora e vimos que isso existia em outros países e também quisemos implementar aqui. Queremos possibilitar que pessoas com deficiência cheguem a praia”, conta.   
Aline também diz que antes de ser implementado o projeto, um estudo é feito pelo Instituto Oceanário. Dois salva-vidas foram disponibilizados pelo corpo de bombeiros para acompanhar os banhos e pelo Grupo Educacional Ser 15 monitores estudantes da área de saúde.
Em um evento realizado hoje (21), na Praia de Bairro Novo, em Olinda, Região Metropolitana do Recife (RMR), com a presença do Secretário de Turismo do estado Alberto Feitosa, do Prefeito de Olinda Renildo Calheiros, do Pró-Reitor da UNINASSAU, André Luiz, e de outros representantes, o projeto foi lançado.
Sergio Murilo, Coordenador de Responsabilidade Social do Grupo Ser Educacional, fala da importância do projeto. “Esse é um projeto de concessão de direitos para as pessoas com deficiência, então estamos fazendo esta parceria em Boa Viagem e em Olinda também, justamente proporcionando as pessoas com deficiência o acesso ao lazer, o acesso à praia que é um espaço totalmente democrático, e eles estavam tolidos sem condições de acessar esse espaço. Então a partir da implementação das esteiras, das cadeiras e de estudantes da Mauricio de Nassau, essas pessoas poderão ir à praia e se socializar, fala. 
A engenheira química, Luciana Marques, de 30 anos, é cadeirante e estava no lançamento do projeto ressaltando sua importância. “É muito importante para socializar, para a gente fazer o que gosta”, diz. Ela pode tomar inaugurar os banhos assistidos hoje, que segundo ela já estava realizando na praia de Boa Viagem.          
O Secretário de Turismo de Pernambuco Alberto Feitosa, diz que o programa irá continuar e provavelmente a próxima praia será a de Tamandaré. Também segundo Alberto 300 pessoas já foram atendidas na praia de Boa Viagem, desde que o projeto foi implementado em maio. Ele contou também que a Secretaria se voltou mais para programas de inclusão quando Mozana Cavalcanti, Presidente do Conselho de Pessoas Deficientes, tornou-se cadeirante devido há um acidente. “Ela trouxe muitas ideias para a Secretaria e com a colaboração dessa pessoa, implementamos  vários projetos de inclusão. Além deste também temos um que promove acessibilidade ao Pontos Turísticos”, contou Alberto.  Os banhos acontecerão de sexta a domingo, das 8h às 12h, dias de maior movimentação na Praia.

Tecnologia do Blogger.