Tábua de Transferência

   Depender dos outros não é nada bom, mas para nós cadeirantes isso é natural. Muitas pessoas no inicio de suas lesões não aceitam o fato de depender da boa vontade de outros; e para diminuir essa dependência, é recomendável que todos parem e pensem, em maneiras diferentes e adaptadas para realizarem algumas tarefas do dia a dia.
    Nos centros de reabilitação, os profissionais orientam e buscam junto com os cadeirantes, formas de executarem as tarefas diárias, onde a pessoa com deficiência possa fazer sozinha. 
    O que muitos não sabem, é que existem várias ferramentas para auxilar um cadeirante nisso, como por exemplo escrever, comer, se pentear...e também sair da cadeira de rodas e ir pra cama sozinho.
  Quando o PCD consegue sair da cadeira para sentar em outros lugares, já se torna muito mais independente; por que também vai conseguir passar para o vaso sanitário, passar para o acento do carro, além de aliviar as dores nas costas do ajudante. 
  Muitos conseguem fazer a transferência sem a necessidade de nenhum acessório, mas para aqueles que não tem tanta força nos braços é legal começar de vagar para ir pegando prática aos poucos.
   A Tábua de Transferência foi elaborada justamente para isso, com o objetivo de auxiliar o cadeirante em sua transferência, de forma prática e simples. 
   Para entender melhor como fazer isso, assista ao vídeo:


   Para aquelas pessoas que não têm muito equilíbrio, também podem usar a tábua com o auxílio de alguém. A pessoa deslisa o cadeirante por cima da tábua e o cadeirante tenta se equilibrar com seus braços no pescoço da pessoa.

   Essas tábuas de transferências, são feitas de diferentes formatos e materiais, como plástico ou madeira. São encontradas em lojas ortopédicas e em alguns sites também. Os valores ficam entre
R$ 70,00 até R$150,00 .
   Como sempre digo, é recomendável que você compre diretamente de uma loja, pois, em alguns casos você pode até mesmo testar o produto.
    Se você tiver alguma dúvida sobre isso, converse com seu fisioterapeuta para que ele te oriente nessa transferência.
Maiores dúvidas envie um comentário ou um e-mail para cantinhodoscadeirantes@hotmail.com

Grande beijo
Carol Constantino
Tecnologia do Blogger.