Olhares de preconceito


Sou cadeirante desde que me conheço por gente, tive várias fases em minha vida e na adolescência, lembro de não saber lidar com os olhares preconceituosos.

Se alguém me olhava com cara de "peninha", eu olhava de volta com cara fechada sentindo muita raiva. Mas se alguém olhasse pra mim sorrindo, eu já achava que a pessoa estava com pena e acabava fazendo uma cara nada simpática e tão pouco feliz.
Ou seja, bastava olhar pra mim que eu já virava "um cachorro raivoso".

Só depois de muito conversar com meus amigos cadeirantes e também com ajuda de uma psicologa, finalmente percebi que esses pensamentos eram todos crianção de minha própria cabeça e que era necessário eu parar de pensar assim, para que os outros também parassem.

Depois de tomar consciência disso, comecei a reagir de outra forma com as pessoas, por exemplo:
Hoje, se alguma vovó olha pra mim sorrindo, TENTO ser mais educada e mais simpática que consigo. Se alguém olha pra mim com cara de espanto ou pena, eu TENTO dar meu melhor sorriso em troca.

Adooooro fazer isso,  você não tem noção de como as pessoas ficam sem jeito ao perceberem que eu sou feliz e educada! Mas cuidado, fazendo isso você também corre o risco de alguém se apaixonar pelo seu sorriso e seu jeitinho. (#FIKADIKA)

Hoje em dia, depois de muitas tentativas, já consigo não me incomodar tanto com os olhares. Não posso dizer que estou 100% "curada", de vez em quando ainda dou um sorriso de deboche, mas juro que não passa disso!

Aprendi que se eu quero alguma mudança é preciso começar por mim. Assim eu fiz e posso dizer que já me rendeu bons resultados. Além de eu mesma parar de me achar uma coitadinha, as pessoas também começaram a me enxergar diferente, me tornei uma pessoa mais segura e assim comecei até a fazer novas amizades.

Sei que alguns olhares chegam a "machucar" pela forma tão preconceituosa que são, mas é nessa hora que você precisa tomar o controle. Faça o teste e você verá como as coisas irão mudar para você, mas lembre-se, tudo demora um tempinho até você conseguir.

Grande beijo
Carol Constantino

Tecnologia do Blogger.