Cadeira de rodas com controle de voz


   A cadeira motorizada é o sonho de consumo de vários cadeirantes, o controle por joystick (botãozinho da cadeira) permite ao cadeirante que possui os movimentos das mãos, um total controle de sentido e velocidade do deslocamento da cadeira. Já para pessoas com tetraplegia (que não movimentam do pescoço para baixo), esse mecanismo não é tão útil.
   Pensando justamente nisso, o estudante Gustavo Peglow de 19 anos,do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Pelotas - RS, criou uma cadeira motorizada controlada pela voz! Veja o que ele diz sobre o projeto:

Meu objetivo foi desenvolver um sistema de controle para cadeiras de rodas que proporcionaria maior facilidade, comodidade e liberdade ao usuário, e assim fiz. 

A cadeira motorizada que desenvolvi, pode ser controlada por joystick, por voz ou ainda por um Controle remoto por aplicativo androide comunicação bluetooth.


Controle por joystick
O controle por joystick permite ao cadeirante, que possui os movimentos das mãos, um total controle de sentido e velocidade do deslocamento da cadeira apenas com a inclinação do manche. Também possui dois botões, sendo uma trava de segurança e o outro um botão de freio.

Controle por voz
Esse sistema permite o usuário controlar a cadeira através de comandos gravados pelo próprio usuário, afim de que a cadeira responda apenas a voz do dono com as palavras que ele preferir, na língua que ele preferir (ex:frente,direita,esquerda,...).
Atualmente temos um número limitados de 15 comandos, mas com esses conseguimos controlar o sentido de movimento e também a velocidade. 


Controle por aplicativo em Android
Esse sistema traz como diferencial uma maior interatividade como cadeirante paraplégico, permitindo que este monitore e limite e velocidade e a potencia dos motores em tempo real, na tela de seu celular android. Informações como distancia percorrida e tempo estimado de duração das baterias também estarão visíveis.




Tecnologia do Blogger.