Sou igual a você!

Modelo: Myrna Moura

Já presenciei muita coisa em minha vida por ser cadeirante, desde crianças encantadas olhando para minha cadeira e chamando de "bumbum", adultos com caras assustadas evitando um contato direto comigo, até pessoas dando parabéns por, apesar de tudo, eu ser feliz.

Eu sei que nem todos realmente conseguem ser felizes, que existe muita gente que tem tudo e mesmo assim reclama da vida. Várias delas já me fizeram de "psicóloga particular" e escutei por horas e horas, suas lamentações e reclamações de suas vidas perfeitas...

Também sei que isso não acontece só comigo, muuuuuitas pessoas com deficiência são chamadas de "guerreiros, exemplos de superação" por conseguirem ser felizes apesar de todas as dificuldades. Mas eu me pergunto:"O quê tem de tão anormal nisso?!" 

Pesquisei no dicionário o significado da palavra superação e encontrei isso:
"Mudança de uma situação ruim para uma situação boa; Ultrapassar um limite; Recuperação; Ato de progredir."

Ok! concordo com tudo e lembro de muitas pessoas com deficiência que realmente conseguiram superar, conseguiram contornar as situações difíceis em suas vidas e hoje se encontram felizes. 
Mas só um super herói que consegue isso, ou qualquer pessoa consegue?
Pois é, qualquer um consegue. E nós pessoas com deficiência não temos muitas opções... ou nos entregamos, ou seguimos em frente apesar de tudo! 

Não me sinto confortável quando as pessoas nos engrandecem por conseguirmos ser felizes, nos enaltecem taaaanto que parece ser algo "sobre natural/de outro mundo" conseguir superar as dificuldades da deficiência. 

Tem gente que gosta de ser chamado dessas coisas e posso estar tendo uma visão crítica demais, mas em minha opinião esse "exagero"  acaba afastando a nossa igualdade dos demais, fazendo nos sentir diferente de todo o mundo. 

Não somos mais do que ninguém, não somos especiais nem sobrenaturais, tão pouco "super-heróis". Somos iguais a você!
Mas tudo bem se não achar palavras o bastante para nos elogiar, eu sei que somos incríveis... assim como você também pode ser. 

Pra finalizar esta "proza",  deixo um beijo pra todo mundo e aqui em baixo segue um poema de Mario Quintana que fala um pouco sobre isso:

"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.

"Louco" é quem não procura ser feliz".

"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria.

"Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão.

"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.

"Diabético" é quem não consegue ser doce.

"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer.

E "Miserável" somos todos que não conseguimos falar com Deus.
Tecnologia do Blogger.