LIPOTÍMIA - Aquela tonturinha que muitos cadeirantes sentem


Por: Thaíse Maki

Esse post é para aqueles que, assim como nós, percebe que "tudo começa a ficar girando e girando"... seja durante uma transferência para a cadeira de rodas, seja em momentos de muita agitação e/ou ansiedade, etc.

-Muito prazer: LIPOTÍMIA!-


A lipotímia é a sensação de desmaio, sem que esse, efetivamente ocorra. A perda da consciência (momentânea) é resultado da baixa perfusão cerebral - diminuição da chegada de sangue no cérebro.

Segundo os médicos os quais já me consultei/tratei (e não foram poucos!), trata-se de um sintoma "comum" para nós, cadeirantes, pacientes com tendência a ter uma pressão arterial mais baixa que o normal (é claro que isso pode variar de paciente para paciente, neh?).

Assim, anos e anos de lesão medular me permitiram aprender algumas dicas para amenizar esse tipo de situação (e, por que não eliminá-la), adotando alguns cuidados/atitudes simples e que eu gostaria de dividir com vocês. BORA LÁ??!!!
1. Se você já tem predisposição para essas tonteiras, evite sentar de "barriga vazia"!


2. Se ao sair da posição horizontal (deitado na cama) e passar direto para a cadeira de rodas a sua pressão "despencar", empine (tombar para trás mesmo!), IMEDIATAMENTE a sua cadeira de rodas e eleve os pés, para que a circulação sanguínea volte mais rápido ao normal.

3. Outra atitude (aparentemente boba) que me ajuda muito, é molhar o rosto, a nuca e os pulsos com água mais fria... E, por que não, ir para um lugar mais arejado e menos agitado, que nos permita respirar com mais tranquilidade até a pressão arterial voltar ao normal?

4. Se os episódios de lipotímia começarem a se repetir, talvez seja hora de usar meias de compressão, o que também me ajuda bastante! (para verificar qual a meia ideal, consulte um médico especialista que irá dizer, direitinho, a MEDIDA e a COMPRESSÃO adequadas para você!)


5.Minha última dica (e a mais extrema) é o uso de cintas de compressão abdominal. Existem inúmeros modelos e os mais variados preços no mercado. Você pode encontrá-las em farmácias, lojas de cintas modeladoras, lojas ortopédicas, etc.

Pessoal, como eu disse no início, são dicas que aprendi e que funcionam para mim (e para várias pessoas que conheço)!!! Tenho quadro clínico de lesão medular alta (tetraplegia). Isso não quer dizer que vá resolver em definitivo o problema de todo mundo (os meus, resolveram!), mas vale a tentativa e o conhecimento.

Também NÃO DEIXEM DE COMUNICAR CADA SINTOMA (seja por queda de pressão, ou qualquer outra razão) AO MÉDICO QUE FAZ O SEU ACOMPANHAMENTO, COMBINADO? ;)









Tecnologia do Blogger.