Conheça Ana Caroline...


Me chamo Ana Caroline Penteado, tenho 20 anos e moro na cidade de Quedas do Iguaçu –PR, estou no segundo ano da faculdade de Letras, tenho mobilidade reduzida devido a uma paralisia cerebral que passei ao nascer, sou prematura, nasci com 6 meses de gestação, pesando 950 gramas. Como já mencionei também, eu faço uso de um andador para distâncias mais curtas, mas para as mais longas eu utilizo a cadeira de rodas.

Como toda pessoa com deficiência, já passei por inúmeras situações de preconceito, não posso mentir e dizer que isso não me deixa mal porque deixa, mais ao passar do tempo fui aprendendo a lidar com isso e descobri que não devemos tentar combater o preconceito com ignorância, e sim com amor (essa é uma das razões do nome do canal) porque acredito que o amor é capaz de mudar o mundo sim.

Sempre tive o apoio da minha família, (principalmente dos meus pais) minha mãe sempre me tratou normalmente e me ensino que eu não sou e nem nunca serei menos que ninguém pela minha deficiência, e que o que me faz “diferente” dos demais não é minha limitação física e sim meus valores e caracter, eu costumo dizer que sou especial sim, por ter crescido cercada de tanto amor e carinho.

A questão da falta de acessibilidade, sempre foi um grande problema, pois sempre estudei em escolas regulares e publicas, e não vou mentir que foi muito difícil, pois sempre me senti excluída em relação aos demais, por não participar de maneira alguma das aulas de educação física por exemplo, ou então quando existia alguma atividade diferente na escola eu quase nunca era chamada para participar (em ambas as situações eu ficava na sala de aula sozinha). Já fui alvo de preconceito de alguns colegas e também por mais absurdo que pareça de professores. Cheguei a cair várias vezes, em uma delas porque a rampa de acesso estava trancada e quando eu fui descer pela escada (já que era o único modo de descer) eu acabei levando um tombo feio e me machucando.

 Na escola em que eu estudava, não tinha vaga preferencial para que minha mãe pudesse estacionar o carro (embora isso tenha sido solicitado inúmeras vezes) e o banheiro adaptado foi construído depois de muita briga nos dois últimos anos em que estudei lá, o que me deixa feliz, pois embora tive pouco tempo para fazer uso desta conquista, sei que evitará constrangimento para outras pessoas que também necessitarem do mesmo.

Bom, durante toda a minha vida escolar tive que contar com a ajuda de amigos, pois novamente embora veja lei existirem agentes educacionais, nas escolas, os pedidos que minha mãe fazia por uma pessoa que me ajudasse na escola, sempre foram engodos e a justificativa era sempre a mesma “Seu tipo de deficiência não necessita de agente educacional”. Mas assim, fui levando durante todos os anos de minha vida escolar. 

Hoje já na faculdade de letras a dois anos, que alias foi escolhida porque uma dia fui questionada por um antigo professor da escola sobre como eu iria cursar letras, quando então perguntei o porque ele achava que não seria capaz de fazer este curso, sua resposta foi um tanto quanto cruel “Você não vai conseguir ser professora, tens que procurar um curso de secretariado ou algo do tipo, que se adapte a sua deficiência” Ai eu me pergunto porque eu tenho que me adaptar a minha deficiência e não a deficiência se adaptar a mim? Odeio quando as pessoas fazem esses comentários ou então “Você é tão bonita, tão inteligente, pena que está em uma cadeira de rodas” Como se o fato de estar em uma cadeira de rodas me anulasse da vida, sempre digo que não quero a pena de ninguém mais sim o respeito.

Por isso decidir criar o canal, para mostrar que os problemas existem sim, mas que nós portadores de necessidades especiais podemos sim sonhar, acreditar e vencer, afinal a vida é feita de sonhos e enquanto eu puder sonhar eu vou viver, bem e feliz.Me considero sim diferente das pessoas, mas porque afinal somos todos diferentes, ninguém é igual a ninguém e devemos respeitar-se diante de todas as nossas potencialidades. 

Escolhi o nome “Deficiência do amor” para o canal, porque como já disse acredito acima de qualquer coisa no amor, como um sentimento humano e acima de qualquer “pré conceito” e sempre digo, sou deficiente física sim, com orgulho, mas tenho sempre o amor comigo, piores são aqueles que são deficiente de amor, que podem não necessitar de uma cadeira de rodas, ou algo do tipo, mais tenho a certeza que esses deficientes de amor, não tem a metade da minha alegria de viver, da minha força de vontade. Agradeço a Deus todos os dias, por ser exatamente quem eu sou, pela família maravilhosa que eu tenho e que me apoia acima de tudo.

 A equipe deficiência do amor é formada por 4 pessoas (eu e três amigos) nenhum deles possui nenhum tipo de deficiência, mas assim como eu, acreditam no amor.No canal, postaremos vídeos semanais sobre diversas histórias de superação, dividiremos experiências vividas, sempre visando espalhar o amor e combater o preconceito, alias nosso lema é “Todos juntos para espalhar o amor”. O deficiência do amor com certeza é o que me da força para dar a volta por cima, quero muito que outras pessoas não passem pelo que eu passei e com certeza, elas encontraram amigos para conversar e poderão contar conosco para o que precisarem.

Tecnologia do Blogger.