Dica de filme: Menina de Ouro


"Menina de Ouro supostamente é um filme de boxe, tanto que aproximadamente três quartos dele se passam dentro de uma academia ou em ringues espalhados pelo mundo. No entanto, o contexto em que o filme se encaixa é bem diferente do que aparenta.

A trama mostra Maggie (Hilary Swank), uma "caipira" americana que trabalha como garçonete e tem um sonho: ser lutadora de boxe. Tentando buscá-lo, ela passa a treinar em uma academia à procura de um treinador. Depois de muita insistência por parte de Maggie e uma ajudinha de Scrap (Morgan Freeman), o dono da academia, Frankie Dunn (Clint Eastwood), que inicialmente a rejeitou, acaba sucumbindo à insistência e aceita treiná-la.

Passamos então a acompanhar a evolução da menina, que, a princípio, mal consegue se entender com um saco de areia. É mostrada uma dedicação absurda por parte dela, com a realização de vários treinos noturnos, alternando com o trabalho de garçonete. Posteriormente ela passa a derrotar as adversárias com extrema facilidade, chegando ao ponto de ser concorrente ao título mundial de boxe. [...]" E, após essa árdua trajetória que envolve, ainda, questões familiares, o filme dá uma virada absurda: em uma das lutas, o improvável acontece e a boxeadora fica tetraplégica e um dos ápices do filme é a discussão sobre a eutanásia.

"Essa virada, aliada a alguns diálogos [...] é que me fizeram perceber que muito pouco do filme é realmente focado no boxe. Menina de Ouro tenta, de maneiras variadas, mostrar as dificuldades que a vida nos impõe. [...]"


Para mim, "Menina de Ouro" é um filme extremamente emocionante! Retrata um esporte aparentemente violento (Boxe), mas que é tratado com uma leveza absurda no papel da boxeadora Maggie (Hilary Swank), situação que também chama atenção em se tratando da participação feminina. A atuação de Hillary Swank lhe rendeu, merecidamente, o Oscar de 2005, por melhor atriz. Dentre as premiações no evento, o filme faturou a de Melhor Direção, de Ator Coadjuvante e de Melhor Filme.



Sinopse: Frankie Dunn (Clint Eastwood) passou a vida nos ringues, tendo agenciado e treinado grandes boxeadores. Frankie costuma passar aos lutadores com quem trabalha a mesma lição que segue para sua vida: antes de tudo, se proteja. Magoado com o afastamento de sua filha, Frankie é uma pessoa fechada e que apenas se relaciona com Scrap (Morgan Freeman), seu único amigo, que cuida também de seu ginásio.

Até que surge em sua vida Maggie Fitzgerald (Hilary Swank), uma jovem determinada que possui um dom ainda não lapidado para lutar boxe. Maggie quer que Frankie a treine, mas ele não aceita treinar mulheres e, além do mais, acredita que ela esteja velha demais para iniciar uma carreira no boxe. Apesar da negativa de Frankie, Maggie decide treinar diariamente no ginásio. 

Ela recebe o apoio de Scrap, que a encoraja a seguir adiante. Vencido pela determinação de Maggie, Frankie enfim aceita ser seu treinador.

Trailer do Filme:


Tecnologia do Blogger.