Sendo mamãe pela primeira vez... Suellen Calixto



Olá, me chamo Suellen Gomes Calixto, 27 anos... Há um tempinho atrás já contei minha história aqui, se quiser relembrar clique AQUI, mas como muitas coisas aconteceram, vim novamente contar um pouquinho sobre minha nova fase, a de mamãe!

 Tenho neuropatia periférica de Charcot Marie Tooth, ela atinge os membros inferiores e superiores. Por isso sou cadeirante há aproximadamente 11 anos.

Eu nunca sonhei em me casar, muito menos ser mãe.Meu maior medo era de não conseguir cuidar de um bebê, não queria colocar filho no mundo para outras pessoas terem que cuidar... Mas acabei casando e meu marido sempre quis ser pai e aos poucos ele foi me convencendo até que conseguir ficar mais segura e me arriscar, conversei com meu marido e procuramos um médico para nos orientar.

Não recebemos muitas informações sobre a gravidez de uma mulher com essa deficiência, mesmo assim resolvemos arriscar. Foi tudo muito leve, apenas parei com os anticoncepcionais e não nos afobamos de sempre termos relação para que eu engravidasse logo, continuamos nossas vidas deixamos nas mãos de Deus, se viesse viria no tempo Dele. 

5 meses se passaram e nada então pensamos "Vamos deixar isso para outra hora?". Mas depois de umas 2 semanas depois descobri a gravidez! Algumas pessoas ficaram surpresas, outras acharam loucura, outras maravilharam-se... 

O engraçado era a reação das pessoas nas ruas, uns olhares de admiração, outros de tipo "que sem noção, deficiente e ainda grávida!" Haha... Mas esses a gente releva né?! 

Minha maior insegurança nunca foi sobre a gestação ou parto, mas sim de como eu iria cuidar do meu bebê, se eu iria dar conta, se eu poderia cuidar de um bebê, se as pessoas respeitariam a forma de como cuido do meu filho ou se achariam no direito de tomá-lo de meus braços quando achassem que o meu cuidado não era bom?! Tudo me preocupava

Meu pré natal foi super tranquilo, aqui em minha cidade (Taubaté-Sp) tem um lugar chamado "Mãe Taubateana" que atendem gestantes com gravidez de alto risco e mesmo que meu ginecologista não quisesse me encaminhar para lá pelo meu caso não ser de alto risco, insisti pois me sentiria mais segura devido a toda uma equipe preparada com fisioterapeutas e tudo mais. 

Mas, minha gravidez foi super tranquila e normal "obstétricamente" falando. Não tive diabetes, pressão alta, nem nada grave.. a gravidez foi como qualquer outra, óbvio que um pouco mais cansativa que as outras por eu não andar. 

Nas últimas semanas foram as piores, pois o barrigão não ajudava em muita coisa, principalmente em transferências. E quando eu menos esperava, na 33ª semana de gravidez, ele nasceu!

Infelizmente não posso elogiar a sistema do hospital, pois ficou nítido que os profissionais não estão preparados para atender grávidas como eu. Fui hospitalizada com 2 dedos de dilatação e logo me deram medicação para inibir o parto, ainda assim, dilatei mais 4 dedos. 

No dia seguinte, vieram 2 médicas conversar comigo e disseram que meu bebe queria nascer e não havia um porquê já que minha gestação estava tão tranquila, mesmo assim acharam melhor eu já tomar o medicamento para dilatar e aguardar. Porém, as enfermeiras chegaram com a medicação e logo a maca para a cesárea, não entendemos nada e não me falaram nada, apenas me subiram para a sala de cirurgia. Mas sem entender nada, fui e depois de algumas horas o meu bebe nasceu... Esperamos ansiosamente pelo primeiro chorinho, e nada! Logo vimos a Dra. fazendo massagem cardíaca no Théo até que ele conseguiu respirar e me trouxeram ele... De olhinhos fechados e chorando eu disse "oi filho!" E ele abriu os olhinhos e me olhou! Sentimento inexplicável! 

Logo o levaram para a UTI Neo, e eu para a sala de pós parto. Fiquei umas 5 horas sem ter notícias do meu filho, ninguém me falava nada sobre ele, indo para a maternidade encontrei com meu esposo que me disse que o Théo estava bem e  no mesmo dia ele já foi desentubado. 

Theo nasceu com 46cm, 2,360kg! Saiu da Uti Neo em 3 dias e ficou 12 dias no berçário, pois pegou uma bactéria na Uti! Depois de alguns dias de seu nascimento, com muita insistência, nos contaram que subimos com pressa para a cesárea porque o Théo estava entrando em sofrimento fetal e teve parada cardíaca na hora do parto por isso! Sobre a bactéria só nos contaram depois de dias, por insistência também... Sequelas?? Com a Graça de Deus não foi detectada nenhuma até agora! Como estamos agora?? Se estou dando conta??? Até então sim, com algumas limitações obviamente, mas nada que Jesus não ajude, Ele tem nos sustentado em todas as áreas! 

Se você quiser acompanhar de perto nossa trajetória, nosso dia-a-dia se inscrevam em nosso canal: O Nerd e a Cadeirante, esperamos vocês!   


Tecnologia do Blogger.