Cuidados com a pele

A pele é uma parte importante do nosso corpo e desempenha várias funções importantes para nossa sobrevivência como: proteção contra agentes químicos e físicos a que estamos sujeitos em nossa vida diária, tais como bactérias, sujeiras, etc. Ela nos permite sentir o toque, calor, frio e também regula a temperatura corporal.
             Algumas cadeirantes desenvolvem as chamadas escaras que aparecem quando a circulação é interrompida por um tempo prolongado, as células morrem e surgem feridas, por isso, a circulação adequada de sangue no nosso corpo é fundamental para manter viva a pele.
               A causa mais comum dessas feridas é a pressão do colchão da cama, de um assento de cadeira ou de alguma superfície dura sobre a pele. Quando ficamos muito tempo em uma mesma posição, a pressão sobre a pele aumenta. Ao mesmo tempo, o peso do nosso corpo empurra os nossos ossos contra os vasos sanguíneos que alimentam a pele de nutrientes e oxigênio. O resultado dessa pressão de fora para dentro e de dentro para fora é que o sangue para de circular naquela área. A pele morre e se forma uma ferida - a Escara.

10 DICAS PARA EVITAR AS ESCARAS E MANTER UMA PELE LINDA
1-OBSERVE SUA PELE TODOS OS DIAS: Para enxergar as áreas mais difíceis use um espelho ou peça a ajuda de outra pessoa.
2-MANTENHA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: As vitaminas A e B6 são muito importantes para a saúde da pele. Pessoas mal nutridas (com peso abaixo ou acima do normal) apresentam uma pele mais frágil e têm dificuldade para cicatrização das feridas. Por isso, o controle do peso é fundamental para prevenir e tratar escaras.
3-BEBA DE 2 A 3 LITROS DE LÍQUIDOS POR DIA: A água é muito importante para a hidratação e para a saúde de sua pele. A massagem da pele com cremes ou óleo mineral pode ajudar também no fortalecimento e evitar seu ressecamento.
4-MANTENHA A PELE SEMPRE LIMPA: O banho diário é muito importante. O banho tira sujeiras que podem inflamar algum machucado que você tenha.
5-APARE AS UNHAS DOS PÉS E DAS MÃOS REGULARMENTE: Uma unha encravada pode causar uma infecção ou uma escara de difícil tratamento. Após o banho, seque bem os pés.
6- MASSAGEIE O SEU CORPO DURANTE O BANHO: Use uma bucha e faça movimentos circulares sobre a pele, pois isso ajuda a circulação do sangue.
7-MANTENHA A PELE SEMPRE SECA: Sempre que você se molhar ou se sujar, você deve limpar a área com água e sabão e secar bem. Nunca fique com roupas molhadas.
8-USE ROUPAS DE ALGODÃO: Por serem leves, essas roupas fazem menos pressão sobre a pele.
9- TOME BANHO DE SOL: Prefira sempre tomar banho de sol antes das 10 horas da manhã ou depois das 4 horas da tarde. O sol é muito importante, porque seus raios têm efeito cicatrizante. Um banho de sol de 20 a 30 minutos por dia é o suficiente.
10-ALIVIE A PRESSÃO SOBRE A PELE QUANDO ESTIVER NA CAMA OU EM UMA CADEIRA DE RODAS: Na cama você deve realizar mudança de posição de 2 em 2 horas ou de 3 em 3 horas aproximadamente.
        Na cadeira, você deve fazer elevações de 15 em 15 minutos e mudanças de posição freqüentes. Isto evita escaras na região do bumbum.
Exemplos de como aliviar a pressão sentada:

Espero que tenham gostado das dicas. Pois, toda mulher adora ter uma pele linda e bem cuidada.

Ana Cláudia Fernandes Rocha


Tecnologia do Blogger.