Ejaculação Retrógrada


   Ao sofrer uma lesão medular, a pessoa sofre algumas alterações nas funções de seu corpo, algumas atigem a função sexual, resultando em uma disfunção erétil, ejaculatória, orgásmica e de fertilidade.

   Neste momento é necessário que o indivíduo com lesão medular passe por uma série de adaptações para que o possibilite a continuar tendo uma vida sexualmente ativa e satisfatória, começando pela revisão de seus conceitos sobre sexualidade e passando pela aceitação e integração de uma nova imagem corporal.

   A pedidos fui atrás de material que falasse sobre a “ejaculação retrógrada”, trata-se de uma alteração que ocorre quando algum problema neurológico é causado –no caso lesão medular-.

O que é ejaculação retrógrada?
Durante uma relação sexual, o esperma (sêmen) é lançado pela uretra e daí para fora do corpo. Quando ocorre o inverso, isto é, em vez de sair pela uretra, toma a direção da bexiga, se chama de ejaculação retrógrada.

O que se sente?
O paciente nota uma nítida redução no volume do esperma ou mesmo ausência deste no momento do orgasmo.

Como se faz o diagnóstico?
Um exame qualitativo de urina é colhido logo após o orgasmo e examinado ao microscópio; se houver a presença de espermatozóides, o diagnóstico de ejaculação retrógrada está feito.

Quais as conseqüências?
A principal conseqüência da ejaculação retrógrada é a infertilidade masculina. Desconforto físico e psicológico durante as relações sexuais são outras queixas observadas.

Como se trata?
O tratamento mais utilizado é o uso de drogas que fecham o colo vesical como a amitriptilina, a imipramina, a efedrina, entre outras.A estimulação vibratória peniana e a eletroejaculação são técnicas especiais utilizadas principalmente em pacientes neurológicos.
Na infertilidade, pode-se recuperar os espermatozóides, recolhendo-os da urina após o orgasmo e de imediato fazer inseminação artificial. Para facilitar as relações na falta de ejaculação, o paciente poderá usar lubrificantes especiais.

É altamente recomendável que pessoas com sofrem por alguma alteração como esta procure um profissional, pois só ele poderá entender e explicar o seu caso especificamente.
Um bom restinho de semana para todos.
Grande Beijo.

Carol

Fonte:
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?173
Tecnologia do Blogger.