O poder da palavra - áudio descrição

A áudio descrição vem ocupando seu lugar diante da sociedade. Isso é informação ao alcance de todos quebrando barreiras 

Por Jony da Costa (reporterinclusao@hotmail.com)
A áudio descrição é um recurso de acessibilidade que permite a ampliação da informação para pessoas com deficiência visual, intelectual e dislexia, pois traduz imagens em palavras.

O sistema consiste em descrever com precisão todas as informações que compreendemos visualmente, que não são obtidas por quem não tem a visão ou possui uma visão parcial. A áudio descrição traz informações como: mudanças de cenários, detalhes do figurino e pode ser utilizada em diversas situações: na televisão, no cinema ou em peças teatrais. No cinema, podemos citar o filme Chico Xavier e no teatro, a peça “Ensina-me a viver”, que estreou no Teatro das Artes em 27 de fevereiro de 2011.

No caso da televisão, a áudio descrição funciona da seguinte forma: o áudio é inserido em um segundo canal normalmente ativado pela tecla SAP, que quer dizer programa secundário de áudio dos televisores. Em peças teatrais, a áudio descrição deve ser feita ao vivo, através de um estudo cuidadoso do roteiro por parte do áudio descritor. Os benefícios que a áudio descrição traz para melhorar o acesso de todos são grandes, mas ainda há muito a ser feito para que esse sistema seja implantado em todo Brasil.

Sabendo da importância da implantação do sistema nos meios de comunicação, para as pessoas com deficiência visual há um esforço de parte da sociedade para que haja a regulamentação da áudio descrição. Está é uma caminhada longa que acontece desde 2000 ano em que a lei. 098/2000 foi sancionada.

Ela trás normas a respeito de acessibilidade para as pessoas com deficiência o que incluía a comunicação, já que a informação é um direito.

Portanto o artigo 17 diz que: o poder público promovera a eliminação de barreiras na comunicação estabelecendo mecanismos técnicos que torne acessíveis os sistemas de comunicação.

Com isto se quer dizer que após esta lei ser aprovada e entrar em vigor os sistemas de comunicação deveria se adaptar buscando formas para que a informação chegue a todos sem qualquer barreira isto inclui a áudio descrição por esta razão a luta para que ela seja implementada. Destes recursos de maneira ampla.

Na legislação as tentativas continuam outros projetos de lei vieram em anos subseqüentes até chegar no em 2009 onde foi proposto uma consulta publica sobre o tema daí em diante tivemos tiveras ações. Como vimos já há bom exemplos do uso deste recurso em filmes e peças teatrais hoje estes exemplos vem se multiplicando e aliado evolução da tecnologia a de haver possibilidade de tornarmos isto acessível.

Todas estas informações, é claro são necessárias e importantes porem acredito que o principal é pensar nas pessoas que precisam deste tipo de recurso para compreender melhor as informações, digo isto por passo por esta situação por ter baixa visão. Então peço aqueles que têm o poder abram os olhos para estas causa sugeriu um link para quem quiser mais informações www.vercompalavras.com.br
Tecnologia do Blogger.