"Aleijado, portador de deficiência, pessoa especial"

 
   Ontem participei de uma reunião muito interessante, onde um senhor falou sobre a terminologia correta de ser usada para se referir a nós. Ou seja, o jeito correto de chamar uma pessoa que tem deficiência.  
   Antigamente as pessoas costumavam chamar um cadeirante de 'aleijado', palavra insultante, mas que felizmente não escuto mais. 
   Hoje em dia ainda existem várias pessoas -que por falta de informação- ainda não sabem o que dizer e acabam falando besteira.
Portador de deficiência: 
   A palavra 'PORTADORA' significa que a pessoa carrega ou leva com ela a deficiência, o que não é o nosso caso. Ninguém leva nada e se levasse, com certeza não iria querer carregar uma deficiência; Sendo assim, esse termo não deve ser usado! 
Pessoas com necessidades especiais: 
   Todo mundo tem suas próprias necessidades, sendo cadeirante ou não, cada um tem necessidades diferentes do outro. A palavra 'necessidade' passa a impressão de que necessita ou que é necessitado, dá um sentido depreciativo a pessoa. 
   Já a palavra 'especiais' é a maneira mais bonitinha e preconceituosa que criaram, pois representa que a pessoa é muito diferente dos outros, alguém "sobrenatural". 
   Mesmo sendo cego, muletante, amputado ou cadeirante, cada um é uma pessoa única que tem seus próprios defeitos, qualidades e características. E uma dessas característica é que temos uma deficiência, que em nenhum momento deve ser considerada uma doença.
   Por tanto, somos PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, cada um com a sua. 
   Já as pessoas que não tem deficiência (os andantes como costumo dizer), devem ser tratadas como PESSOAS SEM DEFICIÊNCIA e não 'normais'. Por que no mundo onde vivemos, ninguém é normal!
Tecnologia do Blogger.