Fotógrafo especializado em Crianças com deficiência - Eduardo Guilhon

    É um fato curioso ver um fotógrafo dizer ser especialista em Crianças com Deficiência, mas ele existe e pode fazer toda a diferença no registro fotográfico do seu filho especial, conheça o trabalho e história do Fotógrafo Eduardo Guilhon e se emocione...
   O fotógrafo Eduardo Guilhon http://www.guilhonfotografia.com.br/) com 33 anos, natural de Florianópolis/SC e atualmente morando em Blumenau/SC, começou sua carreira no ano de 2007 como fotógrafo, mas foi em 2009 que conheceu a Special Kids Brasil (projeto que defende a inclusão social através da fotografia), sendo o primeiro catarinense especializado em fotografar crianças com deficiência.
   Produzindo belíssimas imagens e emocionando muitas pessoas, que fez com que suas fotos fossem publicadas em revistas, jornais, sites e selecionadas para exposições fotográficas coletivas realizadas em diversos estados.
Figura 1 - Érica (Síndrome de Down)

O Inicio de tudo, uma nova paixão...
   Tudo começou com o “Workshop de fotografia: Fotografando crianças com necessidades especiais”, ministrado pelo fotógrafo e grande amigo Rubens Vieira, Fundador da Special Kids Photography Brasil no ano de 2009. Uns dos processos para ser um fotógrafo certificado é ter que produzir 4 ensaios com famílias diferentes, onde é elas precisam enviar um depoimento para a empresa certificadora (Special Kids). 
   Nunca que ele iria imaginar que logo em seu primeiro trabalho, algo tão simples se tornaria especial e compensador, até conhecer a Andreia e sua linda filha Maria Eduarda, uma criança maravilhosa e sapeca que foi diagnosticada com Síndrome de Down.

Figura 2 - Maria Eduarda (Síndrome de Down)
   Começar o ensaio em Blumenau no final do ano de 2009 e com um valor considerável, foi como começar uma corrida de Formula 1, com você achando que é o Felipe Massa e descobrindo logo de inicio que na verdade que está mais para Rubinho Barrichello. 
   Foi assim que o fotógrafo Eduardo Guilhon se sentiu durante o ensaio, percebendo que de fato a pequena Maria Eduarda (apesar da Síndrome de Down) era como qualquer outra criança (ela corria, chamava, sentava, deitava, reclamava, pedia beijo, fugia e fazia arte) fazendo ele a e Mãe correrem atrás dela o tempo todo.
    Ao final do ensaio a Maria Eduarda e sua mãe com um simples abraço, um beijo e a palavra magica “Obrigado” (com um sorriso de ponta a ponta), conquistou seu coração, ali ele sabia que teria duas amigas para o resto da vida e que estava no caminho certo.
Figura 3 - Tainá (Autismo e Cardiopatia Grave)
Figura 4 - Caiano (Paralisia Cerebral)

A importância de procurar um profissional qualificado!
   Uma sessão de fotos com uma criança típica já é extremamente desafiadora para a maioria dos fotógrafos, agora some Autismo, ou Paralisia Cerebral, ou Múltiplas Deficiências juntas, por exemplo, a esta fórmula.        Com isso muitos fotógrafos ficam receosos para realizarem o registro fotográfico e quando o fazem não demonstram confiança e nem segurança, podendo levar todo o trabalho por água a baixo, além de colocar a criança em risco. 

Figura 5 - Guillermo (Autismo, Surdez Bilateral Profunda e TDAH)

   É essencial ter cuidado redobrado com a higiene, visto que muitos deficientes tem uma baixa imunidade. E com a intenção de garantir sua segurança é preciso estar apto a reagir em casos, como uma convulsão, ou uma troca de dreno, por exemplo. Por isso é imprescindível estar atento às orientações dos pais.
   E percebendo isso, os pais de crianças com deficiência, em sua ampla maioria, nem sequer pensam na possibilidade de terem seus filhos retratados por um profissional. Os pais que se arriscam, e – com alguma facilidade – encontram um profissional não qualificado, expressam sua frustração: eles sempre esperam, mas nem sempre recebem uma imagem capaz de trazer a tona a verdadeira “essência” de seu filho(a) especial. 
   Por isso que antes de qualquer coisa, fotógrafos como o Eduardo Guilhon fazem uma entrevista, com os pais da criança, ou com o próprio fotografado, preenchendo um questionário com informações cruciais para realização do trabalho, reunindo informações para a realização de um ensaio seguro e repleto de belas imagens.
Figura 6 - Vinicius (Síndrome de Down)
  Atualmente tem trabalhando com Crianças e Adultos com Deficiência, inclusive está desenvolvendo um projeto fotográfico envolvendo Paratletas (Atletas com Deficiência) de Blumenau e região, registrando-os jogando Basquete, fazendo natação, corrida, lançamento de dardo e muito mais, visando mostrar o “Deficiente Eficiente”, esse projeto faz parte de uma exposição que será apresentada pela primeira vez no PARAJESC de 2014 que ocorre de 29/08 a 01/09 na cidade de Blumenau.
Figura 7 - Yuri na Natação (def. fisica), Suzana no lancamento de dardo (def. fisica) 
e o Airton na Corrida (def. visual)

   A paixão pelo tema cresceu tanto, que está com um projeto fora da fotografia que visa propagar a troca de informações entre pessoas com e sem deficiência, começando com a criação de grupo no facebook chamado Crianças Especiais (www.facebook.com/groups/criancasespeciais/) e já está com aproximadamente 12mil membros.
   Quer saber mais sobre o fotógrafo? Então acesse os links abaixo e o adicione no facebook

Links

Guilhon Fotografia: http://www.guilhonfotografia.com.br
Facebook Eduardo Guilhon: http://www.facebook.com/eduardoguilhon
Fanpage Guilhon Fotografia: http://www.facebook.com/guilhonfotografia
Projeto Crianças Especiais – Site: http://www.criancasespeciais.com.br
Projeto Crianças Especiais – Grupo: https://www.facebook.com/groups/criancasespeciais/
Projeto Crianças Especiais – Fanpage: https://www.facebook.com/criancasespeciais/
Special Kids Photography Brasil – http://www.specialkidsphotography.com.br


Matéria retirada de: http://feapaesp.org.br/

Tecnologia do Blogger.