Conhecer é poder


Por Faty Oliveira

Período de eleição é a mesma coisa: promessas, promessas e promessas.

Esse é um daqueles períodos perigosos de se conversar, ao mesmo tempo, esse é o momento de discutir ideias, sugestões e tudo quanto é pensamento para mudança do que não está indo bem em nosso país.

Tenho o privilégio de ter uma família politizada, fruto da educação de meus pais. Ambos, mesmo sem terminar o ensino fundamental, conseguiram nos ensinar coisas jamais encontradas em ambiente acadêmico.

Aliás, uma das melhores e mais preciosas coisas que eles me deram foi educação tanto familiar quanto escolar. A primeira é a base na qual me sustento todos os dias, aquela usada na tomada de decisões e no cuidado em lidar com o outro.

Já a segunda educação é a jóia de minha vida. Tenho uma lembrança muito forte de minha mãe discutindo com meu pai sobre qual escola eu deveria ir. Ela dizia “coloque-a em uma escola boa!” Naquela época não conseguia compreender a necessidade de tamanho esforço nessa escolha, afinal escola era tudo igual, porém ela completava “ela vai precisar dos estudos pra arrumar um bom emprego”.

Não achava que viveria pra um dia trabalhar, imaginava que antes dos vinte eu teria morrido e tudo isso teria sido em vão. Pra minha alegria, ainda estou viva e soube aproveitar a bagagem que recebi.

Considero o estudo uma das melhores coisas a serem feitas por qualquer pessoa. Não sabe o que fazer da sua vida? Aprenda alguma coisa, estude algo seja o que for. Conhecimento nunca é demais.

Para nós, cadeirantes, educação é ordem! Isso mesmo, meus queridos, não me venham com essa história de “não sou inteligente” ou “as escolas não são bem adaptadas”, passei por escolas sem acessibilidade também e com a intervenção do meu pai muita coisa melhorou.

Estudar é importante para todos, em nosso caso, ajuda-nos em vários aspectos como:


  • Socialização: foi na escola que conheci minhas melhores amigas, foi lá que aprendi a necessidade de conversar com pessoas diferentes e como isso poderia ser enriquecedor pra minha vida.
  • Aprendizado: o cérebro, assim como o músculo, precisa ser estimulado. Ficar na frente da televisão ou computador não proporciona desafios pra sua mente se exercitar. 
  • Ajuda com a depressão: Mente vazia, oficina do Diabo como diria minha mãe. Estudar é uma responsabilidade, assim você terá preocupações como entrega de trabalhos, provas e livros pra ler. Tudo isso vai te manter BEM ocupado. 
  • Profissionalização: Uma das justificativas comuns nas empresas quando o assunto é contratação de profissionais com deficiência está relacionada a formação. Muitos não conseguem/sabem escrever o próprio nome, tampouco anotar recados. Assim, torna-se inviável aceitá-los como funcionários. Essa dura realidade só pode ser mudada por nós. 
  • Auto-conhecimento: Ao estudar você aprende MUITA coisa sobre TUDO. Sem perceber, sua forma de ver o mundo se transforma e compreender seus dilemas torna-se uma tarefa mais fácil. A medida que você se entende, percebe o quão pequenos alguns problemas são desfazendo de velhos preconceitos e ampliando sua forma de pensar. 


Por fim, estudar o fará mais critico e capaz de lutar pelos seus direitos quando forem lesados.
E aí? Bora mexer essas rodinhas e colocar a cabeça pra funcionar? Se ainda não terminou os estudos, que tal começar a se movimentar pra retomá-los? Se já terminou, conta aí pra gente como foi sua história, o que conquistou através da educação?
Tecnologia do Blogger.