sexualidade


Para a sexóloga Elda Martins, o preconceito em relação à vida sexual do cadeirante começa pela falta de humanidade das pessoas.

"A pessoas precisam ser mais humanas. Quando se trata a pessoa como objeto não se vê a alma. Essas coisas precisam ser quebradas. Tudo é materializado e tem que ser bonito. Isso está tirando essa humanidade e a sensibilidade das pessoas”, diz.
Mesmo nos casos em que não há penetração, é possível ter vida sexual, explica a sexóloga e terapeuta Elda Martins.
    As pessoas, quando pensam em sexualidade, imaginam a penetração. Sexualidade é muito mais, é carinho, é troca de carícia. Ele (Rafael Magalhães) pode ter ou não a ereção, mas a sexualidade vai além. Eu conheço vários cadeirantes que se casaram e têm um vida normal
Todo o nosso corpo é prazeroso. Para isso, temos que ter uma disponibilidade mental. Pessoas muito fechadas dificilmente encontram-no. Mas o prazer está das pontas dos dedos dos pés até a cabeça."
Complicações físicas levam a sexualidade dos cadeirantes a ser mais complexa. “Em homens com lesão medular completa, normalmente há prejuízo da função de ereção. Consequentemente, ele terá prejuízos nas funções de orgasmo e ejaculação. Já quando a lesão medular é incompleta, os riscos de prejuízo das funções sexuais são menores”, explica o médico.

As lesões, contudo, não são uma sentença de “morte sexual”. “A medicina já conseguiu melhorar muito a qualidade da função sexual. Há medicações via oral e injetáveis e até as próteses penianas”, afirma Santos Filho.

O especialista explica ainda que, em mulheres, o que conta mais são as questões psicológicas. “O prejuízo maior é na parte do desejo sexual, nem tanto por condições ligadas à lesão na medula, mas por questões relacionadas à imagem que ela tem de si”.

Gravidade
Ter ereção pode ser mais fácil ou difícil dependendo da gravidade da lesão cervical. Quanto mais alta a lesão na coluna, mais grave e menor é a recuperação.

Medicamentos
O cadeirante pode ter ajuda de medicamentos para manter a ereção, seja em comprimido ou remédios injetáveis diretamente no pênis.

Ereção reflexa
O cadeirante pode ter uma ereção chamada reflexa. Acontece a partir do toque da pessoa no órgão sexual.

Em todo o corpo
Mesmo sem ereção, a pessoa pode sentir prazer em várias regiões do corpo. Basta ter disposição para encontrá-las.

Parceria
Para recuperar o prazer sexual, o apoio do parceiro ou parceira é fundamental.

Fonte: Urologista Eduardo Marsiglia e a sexóloga Elda Martins
http://www.otempo.com.br/
Tecnologia do Blogger.