Projeto “Cozinha Compacta Universal” estará em exposição na Reatech

Projeto “Cozinha Compacta Universal” estará em exposição na Reatech, de 09 a 12 de abril, em São Paulo

O design universal é um modo de concepção de espaços e produtos que atende o maior número possível de usuários incluindo crianças, idosos e pessoas com restrições temporárias ou permanentes. Dentro deste conceito, durante a REATECH | Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, acontece a 1ª Mostra Reatech de Design Universal by Erica Campanha, que tem o objetivo de dar visibilidade e impulsionar iniciativas de criação de produtos e serviços universais. Abertos ao público e com visitação gratuita, os eventos serão realizados de 09 a 12 de abril de 2015, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo.

Se uma cozinha é adaptada para um cadeirante, como seria possível fazer uma cozinha universal, também para cadeirantes? Idealizada pela jovem designer, de 25 anos, Erica Campanha, a ideia surgiu da vontade de fazer um projeto que contemplasse a todos, uma cozinha universal que pudesse ser utilizada tanto por um cadeirante como por pessoas sem necessidades especiais. A cozinha, pensada para espaços compactos, tem área de 2x3m2 e foi desenhada com uma altura projetada para que o cadeirante possa fazer suas refeições e todas as demais tarefas. A composição dos módulos respeita as medidas adequadas para manuseio de cadeirantes e não cadeirantes. O espaço prevê o giro da cadeira de rodas e a cozinha possui uma mesa retrátil embutida.

Durante os quatro dias do evento, o público da REATECH vai poder interagir na “Cozinha Compacta Universal” e usufruir deste espaço, além de dar suas sugestões sobre o projeto.

A “Cozinha Compacta Universal” foi finalista, em 2014, do prêmio Design for All, que selecionou cinco projetos (“5 Best Practices”) que apresentaram soluções para uma melhor aplicação do design universal.

“A prática do design e a sua versatilidade tem impulsionado e criado novos mercados no Brasil. Um segmento ainda pouco explorado e com grande potencial de consumo é aquele que atende pessoas com deficiência. Mais do que criar produtos ou serviços exclusivos para pessoas com deficiência, por exemplo, os móveis adaptados, é necessário fazer design usando realmente a inclusão e o título móvel universal”, ressalta Erica Campanha.

Ainda, dentro deste tema, a designer Erica e a arquiteta Luciene Gomes (consultora nas áreas de Acessibilidade e Desenho Universal) e cadeirante, ministram palestra sobre o tema “Design Universal: O design para todos”,domingo (12/04), das 14h às 16h (auditório 5), onde irão debater as oportunidades de mercado e exemplificar, através de cases, as diferença entre o que é “adaptado” e o que é “universal”.

Tecnologia do Blogger.