Não trabalho, mas o problema é meu e a vida também!



Oi gente, hoje quero falar sobre uma situação que ocorre muito comigo e acredito que com vocês também.
Eu, Carol, não trabalho e já cansei de ouvir aquelas frases:  "você que tem tempo...", "você que acorda tarde...", "você que não tem muita coisa pra fazer...". Ou seja, acham que eu sou uma pessoa totalmente desocupada.

Para a sociedade, uma pessoa só é útil e ocupada se ela trabalhar; se ela não trabalha a vida dela é parada e com tempo sobrando. Devido a esse pensamento, já passei por muitas situações absurdas.

Uma delas foi uma mulher, que eu nem tinha muito contato, pediu pra eu corrigir o trabalho final de faculdade dela. Lembro ainda que ela disse "a minha filha é muito ocupada, ela namora, faz academia, coitadinha não tem tempo pra me ajudar. Mas você pode fazer isso, né?!".
Eu não acreditei estar escutando aquilo e é óbvio que eu disse "NÃO".

Outro caso que me aconteceu foi de uma mulher que falou que gostaria muito que eu trabalhasse com ela e era pra eu ir um dia fazer um teste. Animada, fui até o escritório dela e lá passei a tarde. Faltava alguns minutinhos pra eu ir embora e ela acabou dizendo: "Que legal né, Carol?! Você vir aqui pra se divertir um pouco e sair de casa...".

Nem preciso dizer que aquilo me "caiu" como um balde de água fria. Cheguei em casa e decidi não ir mais. Até pq se eu quisesse me divertir, eu iria ao shopping que é muuuuito melhor!

Pensando em tudo isso, comecei a lembrar de muitos amigos -cadeirantes- que tem esse desejo imenso de trabalhar, mesmo não tendo condições para isso.
"Ah, Carol. Mas existem as cotas, todos os cadeirantes têm condições e direitos de trabalhar, sim!"... Mentira!
Realmente existem cotas, mas não são todas as empresas que disponibilizam transporte para buscar o empregado em casa, ou algum auxiliar pra ajudar o cadeirante  a comer na hora do lanche, nem  banheiros adaptados.

Tenho um amigo que trabalha e tem sensibilidade e controle total pra ir ao banheiro. No começo, passava todo o expediente sem fazer xixi por não ter banheiro adaptado na empresa. Sabendo dos riscos que geram por segurar por tanto tempo, ele agora vai de fraldas. Isso é certo?

Somos tão pressionados psicologicamente que aceitamos e enfrentamos tudo para provar para os outros que somos úteis, que podemos trabalhar e começamos desesperadamente em busca de alguma vaga de trabalho. E quando isso realmente não acontece, corremos o risco de entrar em depressão.

Para finalizar, quero deixar um recado para essa gente sem noção que acha que temos tempo sobrando:
Hey, criaturas! Mesmo que não trabalhamos, temos nossas coisas particulares para fazer. E não é por falta de vontade que não trabalhamos. Prestem mais atenção nas coisas que vocês falam, vocês se tornam patéticos. Mesmo que a intenção não é ofender, ofende pra caramba!

Agora, um recado para meus amigos cadeirantes:
Quem consegue trabalhar, que trabalhe mesmo. Mas não faça isso para provar nada para ninguém. Faça por você mesmo e caso não consiga, aproveite sua vida de qualquer forma e "não dê ouvidos para essa gentalha".
 Afinal, trabalhar ou não trabalhar, não vai mudar o seu valor. Sua família, seus verdadeiros amigos, sempre vão amar e valorizar tua companhia da mesma forma.

Beijos da Carol Constantino
Tecnologia do Blogger.