Como eu era antes de você


Pensei duas vezes antes de indicar esse livro, por quê?
Pois bem, "Como eu era antes de você" é o nome do livro da autora Jojo Moyes, que conta a história de um jovem chamado Will Traynor que tinha uma vida cheia de aventuras, viajava, fazia festas e que ao sofrer um acidente acabou se tornando tetraplégico.

 Para sorte dele, a família tem grana e condições de contratar cuidadores particulares. Por estar naquela nova situação de vida, ele acabou se tornando amargurado e detestado por todos seus cuidadores. Um a um, ele fazia desistir de trabalhar com ele, até que contrataram a Lou Clarke, e é aí que a história começa a ficar boa.

Lou é uma simples moça da cidade pequena, sem muitas ambições  na vida, ela apenas queria ter um bom emprego pra ajudar a família. Foi contratada para trabalhar como cuidadora do Will e no começo realmente não foi fácil.

Aos poucos a jovem moça, bonita e simples, foi conhecendo realmente quem era o Will acabando por se apaixonar por ele. Querendo ajudá-lo a sair de casa e deixar ele um pouco feliz. Ela não entendia porque tudo que ela fazia não adiantava em nada e ele continuava daquele jeito revoltado e sem vontade de fazer planos.

Will sempre dizia que o emprego dela seria útil até determinado mês, mas Lou não entendia o motivo disso. Até que tudo fez sentido para ela ao descobrir seu segredo...

O que será que Will esconde? Eu sei, mas não vou contar...
Deixo para vocês lerem o livro e terem suas próprias conclusões se gostaram ou não do final.

Eu peguei um resenha feita por uma moça (Isadora Medina) que não é cadeirante, achei interessante compartilhar a opinião dela  por ser uma visão de alguém sem deficiência.  

"...É muito interessante a forma como esse livro te faz mudar a opinião sobre cadeirantes e pessoas com qualquer tipo de deficiência física. Eu que tenho acesso e já estou mais acostumada, me choquei com a história independentemente disso.

Não me senti muito bem com o final, já que de qualquer forma não retirou o pensamento de pena que as pessoas tem e que era justamente uma das coisas que o personagem principal mais detestava. É como se o livro nos dissesse "É uma pessoa normal, que precisa de cuidados e não se deve olhar com cara feia". E então, no final, jogasse na nossa cara "Mas é um baita de um coitado!". Ao menos é a impressão que passou pra mim.

De fato um ótimo (maravilhoso, esplêndido!) livro, porém também é tremendamente triste e chocante. Bem realista, na verdade, pois é algo que realmente passa na cabeça de todos nós quando passamos por momentos difíceis. Mas eu permaneço indicando, com fé na possibilidade das pessoas não terem medo ou receio de cadeirantes. Já presenciei coisas que não foram nem um pouco agradáveis em relação a preconceito e acho que esse é o melhor ensinamento que o livro pode nos trazer, e que podemos levar para a vida toda. Esse é um livro que certamente fica na estante!..."

Deixem a preguiça de lado e aproveitem este inverno para começar a ler também. Assim, podemos trocar as opiniões sobre cada leitura.

Mas leiam logo, pois já começaram a fazer o filme e quem gosta de ler sabe que é muito legal, ler o livro e depois assistir o filme...
imagens da gravação do filme

Conheça o site LIVROLOGIA onde você encontra várias resenhas, dicas de leituras e até sorteio de brindes.
Acesse:
livrologia.jimdo.com

Beijos pra todos e até mais...
Tecnologia do Blogger.