Aceitando a deficiência - Pais e pessoas que adquirem -


Existem milhares de pessoas que nunca ouviram falar sobre"deficiência", nem sequer conhecem alguma pessoa com deficiência.

Imagine como ficaria a cabeça delas se acabassem tendo um filho com deficiência, ou se adquirissem alguma deficiência com o tempo.

O que muitos não sabem é que, quando isso acontece, todos passam por um ciclo de emoções até chegar na aceitação. Você mesmo pode estar passando por isso, mas nem se deu conta.

Para mostrar que todo esse sentimento que você sente/sentiu é natural, segue a baixo uma breve explicação sobre o ciclo da aceitação da deficiência:


CHOQUE
Momento em que descobrem a deficiência;

NEGAÇÃO
Momento em que ainda estão assustados, mas passam a não aceitar, não acreditar que pode estar acontecendo com eles;

RAIVA
Sentimento que surge como forma de expressas algo que não está no controle. Nessa fase muitos se perguntam: "Por que eu? Por que comigo?";

REVOLTA
Ficam extremamente revoltados com tudo e com todos, não aceitam a opinião de ninguém e nem escutam ninguém. Tentar ajudar, é pior;

REJEIÇÃO
As pessoas simplesmente acreditam que rejeitando e não aceitando, aquilo não irá se tornar verdadeiro. Compreendem como se fosse um sonho e que daqui uns dias rejeitando a deficiência, ela irá "acordar" e tudo voltará ao normal;

NEGOCIAÇÃO
Acreditam que indo nas igrejas, curandeiros, pastores e outros lugares, Deus irá recompensar sua fé e tirará a deficiência do corpo físico da pessoa.
É claro que ter uma religião e crer em Deus faz muito bem, mas não deposite esta responsabilidade, nem a culpa, sobre Ele.

DEPRESSÃO
Momento em que percebem que independente do esforço, nada mudou e que a deficiência permanecerá em suas vidas;

CONFORMIDADE
Fase onde se conformam com a deficiência e aceitam essa realidade. Por tanto, aqui é preciso muito cuidado, porque muitos acabam se conformando demais e passam a ficar só em casa, sem buscar tratamento, pois acreditam que nada fará melhorar essa situação;

ACEITAÇÃO
As fases a cima não são obrigadas a acontecerem naquela ordem, mas a aceitação é o último momento do processo de aceitação por ser aqui que todos realmente aceitam como são. É nessa fase que além de estarem conformados, também procuram seguir em frente.
Os pais de filhos com deficiência, aprendem a incentivá-los, começam a enxergar outras saídas e se sentem felizes por te-los por perto.
Já as pessoas com deficiência, começam a descobrir seus potenciais e iniciam a busca pela felicidade. Muitos começam a estudar, aceitam fazer parte de grupos de pessoas com deficiência, praticam esportes adaptados, tiram a habilitação, começam a fazer amigos, sair e muito mais.


Podemos observar que até chegar na aceitação é preciso passar por muitos outras fases, alguns conseguem rapidamente, outros levam anos para aceitar.
Assim como ocorre com os pais, ou com a própria pessoa que adquiriu uma deficiência, os amigos e familiares também são influenciados com essa nova condição. Alguns se afastam por não saber como agir, por não saber aceitar e muitas vezes isso não é por mal.

O importante é percebemos de que essas etapas são naturais e essenciais para aceitarmos,  todos passam pelo mesmo e isso só prova que não devemos nos dar por vencidos se ainda não concluímos este processo.


Tecnologia do Blogger.