Salto Alto: POR QUE NÃO?

(Por Thaíse Maki)

     Todas as mulheres que gostam de um belo par de sapatos de salto podem e devem usá-los. POR QUE NÃO? Além de fazer você se sentir bonita, também te deixa se sentindo "mais mulher".
     Essa pode parecer uma questão óbvia,  mas para mulheres com deficiência não é tão simples assim.
    Ainda existem muitas cadeirantes e outras mulheres PCDs que não sabem que podem usar salto, também têm  aquelas que pensam uma, duas, mil vezes antes de calçar, e outras que realmente não devem usar para não se machucar.

Por que usar?

     Nossa parceira Alertúcia Viana (Consultora de Imagem Pessoal), diz: "não interessa a condição de cadeirante ou 'caminhante'.
"...Na minha opinião, os saltos mais altos como agulha com 12 ou 15 cm é indicado para situações esporádicas porque detona a coluna de quem anda e para as meninas cadeirantes podem gerar um desconforto de 'encaixe' nos pés ou no pedal da cadeira-de-rodas. Encaixar o sapato até pode acontecer, mas se a pessoa tiver mais de 1,60cm de altura as pernas podem ficar muito elevadas, os joelhos na altura no busto. Não sei mesmo se para o dia a dia alguém se sinta confortável!
     Aliás, o conforto (ou a falta dele) é uma das poucas reações as quais o ser humano não consegue resistir. Se você se sente super confortável com o seu salto fino, esqueça as teorias e vá ser feliz! NÓS CALÇAMOS SAPATO E NÃO MODA... SE TE FAZ FELIZ, USE!
Mas se você for como a maioria das mortais sugiro saltos menores. Guarde os saltos altos para as cerimônias de trabalho, fotografias, casamentos, balada..."

SIM x NÃO: Algumas dicas!

     Algumas de nós, cadeirantes, vamos encontrar "probleminhas" na decisão de usar um sapato de salto.
     Eu, por exemplo, preciso usar meias de compressão pois minhas pernas ficam um pouco inchadas enquanto fico sentada. Para "embolar a minha vida", ainda tenho espasmos que sempre "mudam" meus pés de lugar no pedal da cadeira, por mais parada que eu fique, ou que elevam a posição dos meus pés, fazendo com que a meia "enforque" a circulação das pernas... (Aff... e, ainda assim, amo meus sapatinhos de salto!!!!!!!!!!!! rsrsrsrsrs). Por isso, minha opção pelos saltos se limita a 30% das minhas escolhas e deixo para usá-los em ocasiões especiais ou quando não planejo ficar muito tempo sentada (2 ou 3 horas no máximo).


     Também é importante lembrar que:


1. Um salto escandalosamente alto é maravilhosooooooooooo, mas pode trazer uma sobrecarga imensa na sua coluna e principalmente na região do bumbum (#escaranão).
          Isso não quer dizer que você deve abandoná-lo, mas usar uma almofada de ar/gel que eleve um pouco o assento da cadeira nessas ocasiões, vai ajudar muito! 


2. A sandália (ou sapato) que não fica bem encaixada nos pés (se você tem os pés mais tortinhos ou mais encurtados, por exemplo), podem contribuir para o aparecimento de lesões. 
     Nesse caso vale pensar em escolher um calçado com a sola mais maleável. Se não resolver, imagine o que um elástico mais largo e um bom sapateiro podem fazer por você! (você pode pedir para aumentar o cumprimento da tira que prende a sandália à fivela; também pode pegar o seu sapato comum e fazer dele um modelo "Boneca". 


3. Se você tem o hábito de cruzar as pernas e ficar por um tempo maior nessa posição, não se esqueça de vigiar a circulação e alternar as pernas com mais frequência.
     Outra dica importante é a escolha do salto alto... Tudo depende da seguinte combinação: o formato do nossos pés e pernas + pedal da cadeira de rodas.

     Para quem tem as pernas mais curtinhas (e que não alcancem o pedal da cadeira), encontre um modelo de sapato/sandália de salto que se encaixe nos seus pés e pronto!
     Para as pernas mais cumpridas (e que fazem uso do pedal), um sapato com uma base maior (Ex.: Salto Anabela, Plataforma) pode ser uma boa escolha para o dia a dia, evitando que o pé escorregue para trás e eleve a frente dos pés, prendendo a circulação. E quando você decidir que é um salto Agulha (por exemplo) que você quer usar, a dica é arrumar uma faixa de velcro e encaixar na lateral do pedal da cadeira, de um lado ao outro (a faixa pode ser regulada de qualquer largura/altura e vai ficar atrás da sua canela, impedindo que os pés escorreguem para trás - quanto mais próximo da canela/tornozelo, menos o seu pé vai "empinar")




Dicas e depoimentos de nossas amigas e seguidoras!

"Quando sofri o acidente e me tornei cadeirante, achei que nunca mais poderia usar salto. Quando via minha irmã usando, eu chorava... No início eu só usava sapato baixo, porque acreditava que não conseguiria equilibrar minhas pernas com um salto. Minha lesão é parcial e com o tempo recuperei alguns movimentos e é obvio que isso colabora para que hoje eu possa ousar nos saltos, mas não ter movimentos não impede em nada de poder usá-los também, talvez não os mais finos e muito altos, pois eu também tenho certa dificuldade com eles, mas usar os mais estáveis. 
Aconselho começar pelos mais baixos e grossos, pra ir se adaptando, até que consiga usar um mais alto. Só não vale não tentar heim...rsrsrs
Sandálias e sapatos com tiras até o tornozelo, aconselho usar sempre uma pouco folgados. 
Outra dica, sapato de salto sempre 1 número a mais pra evitar de machucar os dedinhos. E o ideal é ir mudando as pernas de posição. Pra quem não tem movimento das pernas, é bom usar aquele cinto que impede de cair as pernas na parte interna, entre o pedal e a cadeira. E aí posicionar as pernocas apoiadas no cinto também.
(Elaine Cunha)


O sonho de usar salto! - "Desde pequenina sempre quis usar salto, mas infelizmente não dava, minha mãe e minha irmã que sempre me ajudaram nas escolhas mas isso nunca saiu da minha cabeça. Vendo minha irmã e amigas usarem, sempre me deu uma "invejinha branca" kkkk...
Mas finalmente realizei esse sonho dia:16/7/2016. É um saltinho, na realidade,  mas me senti como se tivesse usando um saltão (quem sabe um dia chego lá!) rsrsrs,. Me senti muito mais mulher, realizada, plena e feliz!"
 (Robertinha Lanziere)


"Nós cadeirantes não andamos de salto mas exibimos ele no nosso pezinho, acredito que a diferença é que o nosso salto vai durar muito mais rs a elegância de estar sentada e com salto é muito maior do que estar de pé e não saber andar nele rs" 
(Rafaela Texeira)

Se você tem outras dicas, compartilhe conosco e faça seus comentários!


O uso do salto é para nós, mulheres, e não interessa se você está sob rodinhas ou não! 
Fique linda, confortável e seja feliz! 🌹


Tecnologia do Blogger.