Menino com paralisia cerebral anda pela primeira vez aos 8 anos e vídeo viraliza


Juliane Horschutz é mãe dos gêmeos Kaio e Vitor, 8 anos, e da Manuela, 6. Ela é autora do vídeo caseiro que caiu nas graças da internet por um daqueles momentos grandiosos da vida.
Assim que os gêmeos, frutos de uma fertilização in vitro, nasceram, a mãe notou uma diferença entre eles. “Kaio nasceu bem menor e magrinho. Até aí, tudo bem, até porque o médico disse que era normal”, conta. No entanto, com o passar dos meses, Juliane, começou a notar que o desenvolvimento dos dois não acontecia de maneira semelhante. “Todos os meses, nas consultas com o pediatra, eu falava sobre isso e ele dizia que cada criança tem seu tempo de desenvolvimento. Quando eles completaram oito meses, eu e meu marido levamos Kaio a uma neuropediatra, que diagnosticou a paralisia cerebral. A partir daí, iniciamos os tratamentos: fisioterapia, hidroterapia e até a equoterapia. Sempre com muito esforço, deixando umas coisas para poder fazer outras porque os tratamentos são caros”, lembra. 
Foram quase dois anos para ele conseguir sentar. Com quase 3, ficou em pé pela primeira vez, por segundos. Foi nossa primeira grande emoção. Depois, foram os passos minúsculos: era meio passo e um tombo. Tudo acontecia de uma forma muito lenta, mas todo esforço sempre foi recompensado. E de uns tempos pra cá, os passos dele estão ficando mais firmes, ele está se soltando, já consegue ir de uma parede a outra sozinho”, conta. Conquistas que a muitos olhos parecem pequenas são enormes para uma criança com paralisia cerebral. 
Foi exatamente uma dessas vitórias que Juliane filmou e postou: o momento em que o filho conseguiu dar os primeiros passos sozinho, sem ajuda de equipamentos ou de outras pessoas. Tudo aconteceu na quarta-feira (19). “Essa foi a primeira vez que ele andou sem eu ter que ficar atrás dele, cuidando para não cair, por isso ele ficou tão feliz. Foi uma conquista nova. Quando ele tinha 3 anos, um médico neuropediatra me disse com todas as letras que o Kaio nunca iria andar e que não era pra eu ficar cultivando esperanças. Isso me destruiu, mas nunca desistimos e o resultado está aí”, diz. 
Para quem já assistiu ao vídeo, é nítida a fisionomia concentrada de Kaio enquanto ele caminha. Ao levantar o rosto e olhar para a mãe, o sorriso entrega toda a alegria. “Meu filho é uma criança muito feliz, graças a Deus. Ainda temos um longo caminho pela frente. Ele ainda tem bastante insegurança, mas é só uma questão de tempo", conclui Juliane.
Assista o vídeo: 


Tecnologia do Blogger.