Conheça Vanessa Bittencourt...

 

Me chamo Vanessa Toledo Bittencourt, tenho 23 anos, solteira, sem filhos, nasci no dia 9 de março e sou portadora de mielomeningocele...
Meus amigos costumam me chamar de Vanessinha, Va, Vane, Vavá, Nessa... e por ai vai....rsrsrs
Nasci na cidade de Curitiba, capital do Paraná, e lá morei até meus 9 anos de idade com meus pais....
Com 9 pra 10 anos, eu e meus pais nos mudamos para a cidade de Paranaguá e lá permanecemos até o final do ano, isso ocorreu em 2000...
Em 2001, nos mudamos pra praia de Matinhos, onde moro até hoje e não troco por nada... É uma cidade litorânea muito boa pra se viver, porém, como a maioria das cidades por onde passo, não é 100% adaptada... Há sim rampas nas ruas, mas de que adiantam as rampas, se as calçadas não oferecem uma boa estrutura não é?
Apesar de não deixar de fazer absolutamente nada por ser cadeirante, o que eu considero mais difícil não de fazer, mas sim de enfrentar, é a falta de estrutura nos lugares públicos, seja com falta de rampas, elevadores e até mesmo banheiros adaptados.
Em 2007 ingressei na faculdade, ISULPAR (Instituto Superior do Litoral do Paraná), no curso de Sistemas de Informação, concluindo-o no ano de 2010, encerrando assim também meu período de estágio, como único emprego que tive.
Durante o último período da faculdade, eu juntamente com minha turma, desenvolvemos um projeto social na APAE de PARANAGUÁ, cidade onde eu estudava, para reforma e reestruturação do laboratório de informática da Instituição, foi uma experiência super bacana e inesquecível, que acabou virando tema do meu Trabalho de Conclusão de Curso, o TCC.
Diferentemente do que a maioria das pessoas imagina, para mim ser cadeirante não é tão complicado como parece. Quem convive comigo sabe, que o fato de ser cadeirante não me impede de fazer nada do que eu quero e gosto...
Acho que pelo fato de já ter nascido com deficiência, seja bem mais fácil pra eu me habituar com as limitações, obstáculos e as situações que a vida se encarrega de me colocar, fazendo com que eu conviva bem com tudo e todos.
Sempre fui uma pessoa ativa, não gosto de ficar parada, ficar em casa não é comigo, meu destino é a rua. Quando era criança fazia natação e fisioterapia, alternando os dias, e atualmente não por falta de vontade, mas sim pela falta de estrutura, não pratico nenhum esporte como gostaria, e frequento as minhas sessões de fisioterapia regularmente.
Odeio ficar em casa, meu destino é a rua, A-D-O-R-O ir a shows, sair pra balada com meus amigos curtir um pagodinho show de bola do grupo dos meus amigos, o Grupo Sob Medida, que através de suas músicas me fazem querer mais e mais encarar a vida de cabeça erguida, enfrentar obstáculos, quebrar barreiras... E graças a eles tenho uma vida social super ativa e sempre faço mais e mais amizades.
Acho que sou a pessoa mais feliz do mundo, tenho uma família linda e os melhores amigos que uma pessoa poderia ter que não me tratam com indiferença pelo fato de serem cadeirante, eles me veem como uma pessoa normal, que faz absolutamente de tudo, e isso é o mais importante.
Não acho que a beleza exterior seja um fator importante, mas se as pessoas dizem me achar bonita, eu acredito né, fazer o que, faz parte....hahaha
AMO minha família e todos os meus amigos, os de infância e os da balada, sem exceção... FAMÍLIA E AMIGOS são tudo na minha vida.... Não consigo viver sem...
ODEIO preconceito, desigualdade e a falta de respeito com as pessoas, não só com quem tem algum tipo de deficiência, mas qualquer tipo de falta de respeito me tira do sério.
Não me considero uma pessoa medrosa, mas acho que dá pra se dizer que o único receio que eu tenho é perder ou ficar longe das pessoas que eu mais amo.
Manias eu tenho algumas, ficar acordada até mais tarde, beeeeeem tarde, diga-se de passagem, online nas redes sociais, é uma das minhas manias. Compulsão em comprar brincos, acessórios em geral na verdade, é outra delas...
Em se tratando de alimentação, não tenho restrição nenhuma, como de tudo quando tenho vontade, mas sempre mantendo o cuidado de ter uma alimentação saudável e a saúde sempre em dia, afinal, a falta de movimento dos membros inferiores e adaptações nas academias, faz com que eu tenha poucas opções de exercícios para fugir do sedentarismo.
Sou o tipo de pessoa sonhadora, pisciana, sonho acordada... e porque não dormindo também?! Esses são os melhores sonhos....hahaha
Atualmente, acho que um sonho grande que eu tenho é visitar a AACD, em São Paulo, para experimentar a sensação de como é andar usando o LOKOMAT, um equipamento encontrado somente lá.
Espero que eu tenha conseguido, mesmo que de uma forma resumida, contar um pouco sobre minha vida, o que eu faço, o que eu gosto, etc...
Gostaria de fazer um ALERTA para àqueles que tratam com indiferença as pessoas com deficiência.... Antes de fazer um pré-julgamento e vir com palavras e gestos preconceituosos, procurem se informar melhor sobre o assunto, sobre a deficiência da pessoa, FAÇAM PERGUNTAS, EXCLAREÇAM SUAS DÚVIDAS.... Nunca olhem para um deficiente com pena ou dó, somos como você que se diz normal, apenas com algumas limitações, mas isso não quer dizer que não possamos fazer tudo que uma pessoa "normal" faz, é tudo uma questão de aprendizagem para ver o mundo através de diferentes ângulos... As pessoas donas de locais públicos, POR FAVOR, invistam mais na ACESSIBILIDADE....todos enchem a boca pra falar essa palavra, que infelizmente na teoria é tudo tão lindo e na prática é tão precário....
Cadeirantes ou não, o importante é aproveitar a vida do jeito que der sem dar muita bola para a opinião alheia, que por muitas vezes é cheia de preconceito, dó e pena, apenas por falta de INFORMAÇÃO.... É isso ai meus amigos cadeirantes, nada de se esconder em casa hein.... Vamos bagunçar geral.... LEVANTA, SACODE A POEIRA E DÁ A VOLTA POR CIMA PORQUE O SAMBA NÃO PODE PARAR....kkkkkkkkkkkkkkk


FACE: https://www.facebook.com/vanessa.bittencourt.5
TWITTER: @vanebittencourt
MSN: vanessatb@hotmail.com
BLOG: http://pequenasaventurasdeumacadeirante.blog.terra.com.br


Tecnologia do Blogger.