Com deficiência rara, jovem cadeirante realiza sonho de ser modelo


A britânica Chelsey Jay, de 23 anos, é portadora da Sindrome Postural Taquicardizante, que provoca desmaios toda vez que ela fica em pé
APÓS SER DIAGNOSTICADA OCM UMA DOENÇA RARA QUE A IMPEDE DE FICAR EM PÉ, CHELSEY JAY INSISTIU NA CARREIRA DE MODELO E HOJE É EMBAIXADORA DE PESSOAS COM NECESSIDADE ESPECIAL NA MODA (Foto: reprodução)
   A carreira de Chelsey Jay estava só começando quando o diagnóstico de uma doença rara a tirou das passarelas e a levou direto para uma cama de hospital. A britânica de 23 anos é portadora da Sindrome Postural Taquicardizante, uma doença que provoca desmaios toda vez que Chelsey fica em pé. "Eu estava bem e, de repente, desmaiei. Como não tinha tomado café da manhã, assumi que era por isso. Fui pegar algo para comer e desmaiei em seguida. Fui levada para a Emergência e todos lá pareciam bastante preocupados. Foi realmente assustador, eu não tinha ideia do que estava acontecendo ", contou Chelsey em entrevista para o site do jornal britânico Daily Mail.
   A jovem precisou passar por um longo processo de testes e investigações até receber o diagnóstico certo em outubro de 2012. "Foi muito difícil no começo. Sou animada, adoro dar risada, mas de repente a minha vida ficou diferente. Eu tinha uma cadeira de rodas", relembrou a moradora do condado de Essex, na Inglaterra.

CHELSEY JAY: "ACHEI QUE MEU SONHO TIVESSE ACABADO" (Foto: reprodução)
   Para aliviar um pouco o medo e a insegurança de sua nova condição, Chelsey passou a escrever sobre seu cotidiano na internet. Foi aí que a agência "Models Of Diversity" ou "Modelos da Diversidade" a procurou: "Eles fazem campanhas para obter mais diversidade dentro da indústria da moda. A gente se encontrou e quase que imediatamente comecei a fazer fotos", contou a modelo, agora feliz por retomar a carreira interrompida. "Posso não ser capaz de andar na passarela como as outras meninas fazem, mas dou tudo de mim na minha cadeira de rodas.As pessoas acham que gente com deficiência é incapaz de certas coisas, mas só precisamos nos adaptar".
   O tempo de Chelsey agora é dividido entre as campanhas fotográficas e as ações como embaixadora de modelos deficiência: "Tive uma reunião com um deputado que vai levantar a questão no Parlamento. Todo mundo precisa para ser representado. E o público está definitivamente pronto para ver modelos com deficiência na indústria da moda".


revistamarieclaire.globo.com
Tecnologia do Blogger.