Caneta inovadora ajuda pessoas com dificuldade a escrever e relaxar os músculos


Conheça a caneta que foi criada para auxiliar as pessoas que sofrem de Parkinson, porém, ela também poderá ser usada para pessoas que possuem dificuldades para escrever.

Quando se descobriu com um tumor no cérebro e ficou debilitada por um período, a designer inglesa Lucy Jung compreendeu a importância de pensar o design com foco nas pessoas que têm necessidades especiais ou doenças. Foi então que, curado o tumor, ela propôs que seu grupo de colegas do mestrado criasse algo para despertar a empatia das pessoas para aqueles que sofrem de Parkinson.

A ideia inicial era desenvolver uma caneta que liberasse cargas elétricas assim que a ponta encostasse no papel, dando à pessoa a sensação da “tremedeira” causada pela doença. Durante os testes, contudo, o grupo percebeu que os estímulos seriam benéficos justamente para os pacientes que têm Parkinson, uma vez que ajudam a relaxar os músculos, que tendem a se contrair devido à doença. Assim foi criada a Arc Pen, a primeira caneta desenvolvida para garantir uma escrita legível e o relaxamento muscular desses pacientes.

A caneta foi testada em 14 pessoas que sofrem com a doença de Parkinson e se mostrou benéfica em 86% dos casos. O mais interessante é que os efeitos de relaxamento duram até 10 minutos após o uso da caneta, garantindo que a firmeza na mão se mantenha também em outras atividades além da escrita. A invenção deu origem à Dopa Solutions, uma empresa que busca parceiros e patrocinadores para a produção da caneta e que tem a intenção de desenvolver novos produtos para pacientes e pessoas com necessidades especiais.





Via: Hypenees

Tecnologia do Blogger.