8 Destinos e equipamentos acessíveis no Brasil


Muita gente ama viajar, conhecer outras culturas, visitar pontos turísticos... Mas sabemos que nem todo local é acessível para nos receber. Por isso, te convido a conferir esta matéria até o fim, pois está cheia de dicas para você poder conhecer o Brasil inteiro, confira:




Bonito (MS)
Considerado um dos melhores destinos de ecoturismo do Brasil, Bonito está localizado na região Sudeste do Mato Grosso do Sul e guarda paisagens excepcionais. Entre os principais atrativos da região, estão banhos em cachoeiras, trilhas, passeios de bote e observação da fauna aquática em rios de águas cristalinas. Quem for mais corajoso pode encarar o Abismo Anhumas, que possui um rapel com 72 metros de altura em uma fenda que dá acesso a um lago de águas calmas, onde é possível praticar mergulho.
Acessibilidade:
Deficiência auditiva, física ou motora e visual.
Guias de Turismo: preparados e treinados para atenderem em condições especiais.
Atrativos: flutuação no Aquário Natural de Bonito ou no rio Sucuri, rafting no rio Formoso, rapel no Abismo de Anhumas acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida e com deficiências.
Infraestrutura: faixas de pedestre com sinalização visual e tátil, calçadas largas e piso antiderrapante e regular.

Brotas (SP)
A capital da aventura, como é conhecida, é um dos roteiros mais conhecidos entre os que gostam de esportes radicais, como a prática do rafting, passeios aquáticos em botes, canoagem, canyoning, e outras aventuras. Isso porque as belezas naturais de Brotas – o seu relevo bastante peculiar composto por “cuestas” e o grande manancial hídrico – propiciam muito mais do que momentos de relaxamento. Aqui, a adrenalina faz parte do ambiente.
Os seus rios, suas cascatas, as matas preservadas e, ainda, as várias opções de estadia e uma infraestrutura completa atraem cada vez mais turistas.
Acessibilidade:
Deficiência auditiva, física ou motora e visual.
Atrativos: atividades como balonismo, rafting e tirolesa são adaptados para pessoas com dificuldade de locomoção e cadeirantes.
Há disponibilidade de quartos adaptados para cadeirantes.

Fernando de Noronha (PE)
Formado por 21 ilhas e pertencente ao estado de Pernambuco, o arquipélago de Fernando de Noronha chega a ser escandaloso de tão bonito. A vegetação abundante e as águas azuis cristalinas formam cenários cinematográficos e são o habitat de várias espécies de tartarugas, tubarões, cardumes de peixes coloridos e golfinhos.
Profissionais e amadores do mergulho procuram regularmente Fernando de Noronha. O arquipélago permite visibilidade até 50 m de profundidade, com temperaturas agradáveis, em torno de 28°C.
Acessibilidade:
Deficiência física ou motora e mobilidade reduzida.
Postos de Informação e Controle (PIC):
PIC Golfinho-Sancho: conta com duchas, loja, aluguel de equipamentos, lanchonete e banheiros adaptados. Tem também uma passarela suspensa, ligando os Mirantes dos Golfinhos, do Sancho e dos Dois Irmãos.
Praia da Baía do Sueste: equipe de apoio para pessoas com mobilidade reduzida para nadar na praia, banheiros adaptados para cadeirantes, rampas de acesso e cadeira anfíbia.
Pousadas, bares, restaurantes, trilhas, ônibus adaptados para receberem pessoas com deficiência.

Fortaleza (CE)
Conhecido por seu carisma e por sua espontaneidade, o povo do Ceará costuma receber seus visitantes de braços abertos e com muita alegria.
Em Fortaleza, a capital, os dias são paradisíacos, e as noites, agitadas, garantindo diversão em todos os dias da semana. Na Praia do Futuro, há barraquinhas em toda a orla, cada uma com um estilo musical e decoração própria. Os quiosques oferecem água de coco, frutos do mar e batidas de frutas diversificadas.
No litoral oeste do estado, você pode conhecer praias deslumbrantes, como Cumbuco e Jericoacoara. Cercada por dunas e lagoas, a famosa Jeri atrai gente do mundo todo para suas pousadas de charme.
Na costa leste, as praias mais famosas são Canoa Quebrada e suas enormes falésias, e Morro Branco, com areias coloridas que servem de matéria-prima para o artesanato local.
Acessibilidade:
Deficiência auditiva, física ou motora, visual e mobilidade reduzida.
Aeroporto: o Aeroporto Internacional de Pinto Martins oferece infraestrutura completa para pessoas com qualquer tipo de deficiência, além de transporte em local exclusivo para melhor comodidade.
Transporte: Fortaleza oferece transporte gratuito, como ônibus e metrô, para qualquer pessoa portadora de deficiência. Além desses transportes, existem vans e táxis adaptados para atender a população.
Atrações: um dos principais destinos, o Beach Park, conta com estrutura de segurança para os visitantes. Parte dos apartamentos dos resorts do Beach Park foi construída para receber portadores de necessidades especiais, inclusive com banheiros adaptados. O complexo também conta com várias rampas de acesso. No parque aquático, contudo, os brinquedos radicais de queda livre, por questão de segurança, não podem ser utilizados por esse público, mas estão liberados para deficientes visuais.
Hotéis: possui vasta rede hoteleira com hotéis totalmente acessíveis.

Foz do Iguaçu (PR)
Foz do Iguaçu é um dos símbolos do Brasil. Um turbilhão de águas se lança de elevadas escarpas de basalto criando um espetáculo inigualável: os 275 saltos que formam as Cataratas do Iguaçu. Esculpida há 120 milhões de anos, essa maravilha da Natureza está no coração de um rico ecossistema que abriga diversas espécies animais ameaçadas de extinção. Localizadas na fronteira entre Brasil e Argentina, as Cataratas atraem milhares de turistas todos os anos. Quem visita tem a possibilidade de caminhar por passarelas que levam a poucos metros da maior de todas as quedas d’água, a Garganta do Diabo, além de apreciar a mata exuberante do Parque Nacional do Iguaçu, considerado a maior reserva de floresta pluvial subtropical do mundo e declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.
O lago, formado com a construção da central hidroelétrica de Itaipu, também oferece opções de diversão com praias artificiais, ancoradouros, marinas e parques. Durante a visita à maior central hidrelétrica do mundo, é possível observar a imponência da obra e das águas pelo lado exterior e interior da central. O Complexo Turístico de Itaipu oferece, ainda, atrações e atividades em território brasileiro e paraguaio.
Acessibilidade:
Deficiência auditiva, física ou motora, visual e mobilidade reduzida.
Aeroporto: Internacional de Foz do Iguaçu Cataratas possui parcial infraestrutura para deficientes visuais e de mobilidade reduzida.
Transporte: a cidade conta com uma frota de ônibus acessível, mas táxis e outros meios de transportes são em uma quantidade reduzida.

Maceió (AL)
Os coqueiros fazem parte da paisagem de todo o litoral de Alagoas. Eles podem ser avistados, por exemplo, de uma das jangadas de velas coloridas que levam os visitantes às piscinas naturais da praia da Pajuçara, em Maceió, capital do estado.
As piscinas são formadas durante a maré baixa, entre bancos de areia e arrecifes próximos à costa, e são tão rasas que permitem a observação dos peixes a olho nu. A travessia de jangada dura cerca de 15 minutos.
O estado é repleto de lindas praias azuis e esverdeadas de águas mornas e aconchegantes, como as praias do Francês, de Maragogi, do Gunga e de Paripueira.
Outro importante atrativo de Alagoas é o rio São Francisco, o Velho Chico, muito importante economicamente para todas as localidades que atravessa.
A culinária típica é à base de frutos do mar e uma das mais tradicionais iguarias alagoanas é o sururu, um tipo de molusco preparado com leite de coco.
Acessibilidade:
Deficiência auditiva, física ou motora, visual e mobilidade reduzida.
Aeroporto com ótimas condições de acessibilidade dentro das normas técnicas, com painéis em braile e cadeira para pessoa com pouca mobilidade.
Jangada Acessível: piscinas naturais que podem ser acessadas em jangadas até três vezes mais largas, próprias para transportar cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.
Projeto Praia Acessível: em abril de 2015, foi lançado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) na Praia da Pajuçara, inclui atividades como banho de mar em cadeiras anfíbias, bocha adaptada e stand up padle para cadeirantes, por exemplo.
Hotéis: Segundo dados da ABIH-AL, 100% dos hotéis em Maceió associados cumprem a lei Nacional em relação à acessibilidade.

Rio de Janeiro (RJ)
Atrativos naturais deslumbrantes, espontaneidade que transforma tudo em festa e acolhimento, monumentos icônicos famosos em todo o planeta. Tudo isso torna a cidade do Rio de Janeiro um destino incomparável e inesquecível.
Com 450 anos de história, o Rio abriga tesouros fascinantes em seus museus de invejável acervo Terra do Carnaval e do samba, também tem inúmeros teatros, casas de shows, centros comerciais e gastronômicos abertos durante todo o ano.
Mas é a combinação das características geográficas – o mar, a montanha, a floresta – com a presença humana que garantem ao Rio de Janeiro a condição de cidade única. Vários pontos da cidade são envoltos por paisagens extraordinárias. Foi a primeira cidade do mundo a receber da Unesco o título de Patrimônio Mundial na categoria Paisagem Cultura
Além de seus atrativos mais famosos, como o Cristo Redentor, uma estátua art déco de Jesus Cristoe o Pão de Açúcar, um complexo de montanhas, a cidade permite outros incontáveis programas voltados para natureza, aventura, religião, história e cultura, como os passeios pelo Jardim Botânico e no bondinho de Santa Teresa, as visitas à Catedral Metropolitana e ao Museu de Arte Moderna e a possibilidade de voar pela cidade partindo da rampa da Pedra Bonita.
Acessibilidade:
Deficiência auditiva, física ou motora, visual e mobilidade reduzida.
Aeroporto Santos Dumont com instalação para deficientes visuais como: sinalização no chão; mapa do aeroporto em braile; pessoal qualificado para acompanhar a pessoa, caso seja necessário. Banheiro acessível para cadeirantes e telefones públicos acessíveis.
A cidade passou por uma vasta reforma para receber as Olimpíadas e Paralimpíadas e há obras em andamento para melhorias quanto à acessibilidade.
Atrativos: a Lagoa Rodrigo de Freitas que recebe competições é um local tradicional do passeio de pedalinho, que agora conta com embarcações motorizadas para tornar o passeio acessível a todos os visitantes. Para visitar o jardim Sensorial do Jardim Botânico do Rio de Janeiro  é preciso vendar os olhos para sentir as plantas de diferentes texturas e aromas, escolhidas especialmente para aguçarem os sentidos, principalmente o tato e o olfato. Por isso, é uma atração imperdível para quem é portador de alguma limitação visual.
Hotéis: hoje o Rio oferece uma variada escolha de hotéis que são acessíveis e, além de ter a infraestrutura adequada, também oferecem transporte exclusivo para tour na cidade.

Socorro (SP)
Para quem gosta de aventura e muita adrenalina, a cidade de Socorro, no Circuito das Águas Paulista e a 115 km de Campinas, é uma ótima opção para os corajosos.
Conhecida como Cidade Aventura, o município oferece aos visitantes mais de 20 atividades radicais que podem ser feitas na terra, no ar e na água, como rafting, arvorismo, boia-cross, tirolesa, entre várias outras. Os parques de turismo de aventura são ótimas opções para passar o dia fazendo as atividades em um só lugar. Eles oferecem toda a infraestrutura de segurança e guias capacitados, além de restaurantes, vestiários, chuveiros e estacionamento. Nos parques, o turista tem a opção de passar o dia se divertindo ou apenas relaxando, tomando sol à beira do rio ou das piscinas.
Em Socorro, também está localizada uma das maiores tirolesas do Brasil com mais de 1 km de extensão e a única que atravessa dois Estados: São Paulo e Minas Gerais. Na “Tirolesa Voadora”, ao contrário das tirolesas tradicionais, o visitante faz a travessia deitado de bruços.
A cidade oferece, ainda, turismo de aventura acessível, proporcionando momentos de lazer para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. Entre as mais de 20 atividades de aventura que oferece hoje, dez já foram adaptadas, incluindo os circuitos de arvorismo, rafting e rapel.
Acessibilidade:
Deficiência auditiva, física ou motora, visual e com mobilidade reduzida.
Hotéis: quartos adaptados para cadeirantes.
Restaurantes: adaptados para deficientes físicos e visuais.
Turismo de aventura (como rafting, cavalgada, rapel, arvorismo, tirolesa, boia-cross, acqua-ride e caminhada) acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes.
O transporte é adaptado.
Os atrativos turísticos do centro histórico são interligados por um piso tátil, e os semáforos possuem recursos sonoros.
Os telefones públicos são adaptados para pessoas com deficiência auditiva.
Banheiros e rampas pela cidade.
Recebeu o prêmio, em 2014, Rainha Sofia de acessibilidade.
Via: www.visitbrasil.com
Tecnologia do Blogger.