Quem enfrenta mais barreiras, a pessoa com deficiência visual ou física?



Ontem tive o privilégio de participar de um grupo de jovens com deficiência visual onde conversamos sobre tudo, inclusive sobre as barreiras que eles enfrentam no seu dia a dia.

 Foi um momento muito legal, adorei conhecer cada um, mas no decorrer da conversa o assunto ficou sério, pois  praticamente todos os participantes do grupo relataram as dificuldades que encontram na escola para poder estudar.

Confesso que eu sempre achei que as coisas eram mais fáceis para as pessoas cegas e com baixa visão, mas na verdade, eles passam por situações bem diferentes do que passamos e nem devemos fazer comparações, pois ninguém é mais ou menos fod!#* que ninguém... Mas, foi bom conhecer a realidade deles e perceber o quanto as coisas precisam melhorar.

Para você ter uma ideia, um dos participantes do grupo contou que já tinha sido reprovado duas vezes de ano por não enxergar o que os professores escreviam no quadro e nem recebia  a matéria de outra forma que fosse possível acompanhar a matéria. Com isso, suas notas não foram boas para passar de ano e hoje, ele se sente deslocado por ser o mais velho da turma é não ter amigos na escola.

Outra menina disse que não tinha feito uma prova porque não enxergava a letra da professora no papel, a professora a dispensou e disse que outro dia ela daria a mesma prova mas com as letras ampliadas para ela conseguir ler, porém a professora  não fez isso e a menina ficou sem nota.

Uma jovem que tem cegueira total também contou que nunca faz provas porque o professor não a imprime em braile, então ele não tem como fazer.

Agora eu te convido a refletir sobre o que acabou de ler... Você percebeu que fazer uma rampa parece ser muito mais fácil do que mudar a atitude dessas pessoas? 

Quantos alunos acabam desistindo de estudar por isso, deixando de poder ocupar uma boa vaga de trabalho por não ter estudo? 

Infelizmente, vivemos em uma sociedade onde a "falta de vontade" ainda é perdoada, faz parte da nossa cultura achar que não tem mal nenhum em negligenciar um direito de alguém só porque dá muito trabalho escrever com letras maiores, ou simplesmente dar uma cópia do que foi passado no quadro. E isso não se aplica apenas aos direitos dos alunos com deficiência visual, mas sim com todas as deficiências.

Em pleno 2018 eu não consigo acreditar que essas coisas ainda aconteçam, que ainda existem pessoas que não se preocupam se o outro está passando por uma dificuldade por culpa da sua falta de vontade. 

Esse descaso total sobre nossos direitos prova o quanto ainda temos que lutar para mudar isso e quantas pessoas precisam da nossa ajuda para que tudo se torne mais leve. Não podemos desanimar, juntos somos mais fortes
Tecnologia do Blogger.