Conheça Mariângela...


Olá pessoal, me chamo Mariângela , moro na Bahia, em uma cidade do Vale do Jequriça conhecida como Cravolândia. Recentemente tive dois convites inesperados: fazer um ensaio para o projeto do Nasf da minha cidade, e através destas fotos fui convidada a falar um pouquinho sobre mim aqui. 
    Sempre fui paraplégica,no entanto isso nunca foi uma questão limitadora no meu ponto de vista. Tive uma infância relativamente comum: brinquei bastante, passeava  ( claro que aí tinha a falta de acessibilidade, algo que infelizmente todas as pessoas com dificuldade de locomoção enfrentar em nosso país), recebi bastante carinho e amor. Tudo isso me deu uma base para enfrentar o mundo fora da minha zona de conforto.
   Por opção ou talvez medo do desconhecido, fui para a escola regular um pouco mais tarde.  Mas, minha mãe  ( uma verdadeira heroína da vida real) junto com os meus irmãos me alfabetizaram, por essa razão concluir os quatros primeiros anos do primário em apenas seis meses . Isso aconteceu porque a secretária de educação da minha região viu um diário no qual eu estava escrevendo  ( ler e escrever até hoje são uns dos meus robes favoritos), a partir daí, passei a frequentar regularmente as aulas.
     
Graças a Deus sempre obtive boas notas, o que me levou a ganhar alguns prêmios como melhor aluna:um aparelho de som, computador etc..Mas, estudava não por obrigação, e sim por ter a plena consciência de que o conhecimento é o único bem que levamos por toda a vida. O segundo grau foi concluído, e agora?

     Fiz o Enem algumas vezes, e em todas ganhei a bolsa para a faculdade. Porém, devido  a distância entre minha cidade e a da que o curso seria feito, desisti da matrícula.  Mas, sempre fiz cursos de capacitação à distância com a ajuda da Internet, alguns deles são: Idéias básicas de nutrição, administração, tecnologia como Android e Libras entre outros .Infelizmente, onde moro não existem muitas oportunidades, o que torna difícil colocar em prática os meus conhecimentos. 
  Mas, faço um trabalho voluntário que me traz muitas alegrias e realizações: Sou Testemunha de Jeová, e por meio da obra de pregação que fazemos ( nela falamos sobre as boas novas de Deus para a humanidade) ajudamos as pessoas . Isso nos dar uma alegria indescritível , pois como o próprio Jesus Cristo falou:"Há mais felicidade em dar do que em receber." ( Atos 20:35)
  Meus projetos para o futuro em sua maioria tem a ver com o trabalho de pregação, mas não descarto a possibilidade de fazer uma faculdade de Pisicologa. Até lá continuo fazendo cursos pela Internet, o próximo será de fotografia.
   Sem dúvida o que tem me ajudado a superar os obstáculos são a fé no Criador, Jeová Deus, e o apoio da minha família e amigos. Eles me fazem ser uma mulher mais forte e segura , mas é evidente que como qualquer pessoa tenho momentos difíceis. Porém, prefiro não foca neles pois ficarão maiores.
  Para muitos cadeira de rodas é uma prisão, mas para mim ela é apenas um meio de locomoção. Não sei como é a vida sem as rodas, mas sei que ela existe sobre as rodas. Ser cadeirante não torna você nem menos nem mais do que ninguém, pois todas as pessoas são exemplos vistos que cada um de nós enfrentar um ou vários leão por dia.
   Muitas pessoas me perguntam como é ser cadeirante? E a resposta é: somos seres humanos com qualidades e defeitos. Fazemos TUDO o que uma pessoa " normal " faz, só que do nosso jeito e no nosso tempo.
  As terapias ajudam bastante para termos uma qualidade de vida melhor. No meu caso faço fisioterapia regulamente ,e isso tem sido fundamental para o meu bem-estar . Recentemente tenho tido um acompanhamento fonoaudiólogo, ele tem facilitado a minha comunicação e diminuído a minha timidez.  É claro que qualquer terapia não terá um resultado imediatamente, mas com persistência eles virão.
   Para terminar ,gostaria de mostrar à vocês essa linda canção de Gonzagunha, pois ela me definir atualmente:

EU APENAS QUERIA QUE VOCÊ SOUBESSE
"Eu apenas queria que você soubesse
Que aquela alegria ainda está comigo
E que a minha ternura não ficou na estrada
Não ficou no tempo, presa na poeira

Eu apenas queria que você soubesse
Que esta menina hoje é uma mulher
E que esta mulher é uma menina
Que colheu seu fruto, flor do seu caminho

Eu apenas queria dizer
A todo mundo que me gosta
Que, hoje, eu me gosto muito mais
Porque me entendo muito mais também

E que a atitude de recomeçar
é todo dia , toda hora
é se respeitar na sua força e fé
é se olhar bem fundo até o dedão do pé

Eu apenas queria que você soubesse
Que essa criança brinca nesta roda
E não teme o corte das novas feridas
Pois tem a saúde que aprendeu com a vida."


Tecnologia do Blogger.